5 frases tóxicas que destroem a autoestima dos seus filhos

Muitas vezes, sem querer, podemos prejudicar a autoestima de nossos filhos, principalmente nos momentos de estresse.

Luiz Higino Polito

Diz a sabedoria popular – e muitos psicólogos também – que nunca se deve corrigir uma criança na hora da raiva, porque senão os pais não estarão corrigindo a criança, mas sim, se vingando dela.

O problema é que é necessário muito autocontrole dos pais para agirem dessa forma: Quanto maior for a “arte” cometida pela criança, maior será a reação instintiva dos pais em “fazerem alguma coisa” para corrigirem a criança, e é aí que os excessos e os erros são mais frequentes.

Claro que os pais devem correr para acudir quando as crianças se colocam em situações de risco, tais como quando estão mexendo com fogo ou vidro, por exemplo, mas uma coisa é acudir e evitar um acidente grave, e outra coisa é o que os pais falam para a criança, e ficarem repetindo e repetindo aquelas frases tóxicas que ficarão marcadas na mente sensível da criança, para sempre. Frases tóxicas são aquelas frases que podem “envenenar” ou prejudicar a autoestima e o amor próprio das crianças, tornando-as inseguras talvez pelo resto da vida.

São muitas as frases que, sem perceber, os pais falam no momento de raiva, quando os filhos fazem “arte”. Alistaremos somente algumas, para servirem de exemplo e alerta, porque são infinitas as coisas que podemos dizer para uma criança que pode prejudicá-la.

O mais importante é entender que, por mais difícil que seja, os pais têm de se controlar e corrigirem os filhos somente depois que a raiva passar. Porque senão estarão se vingando dos filhos, como já foi dito, e o que é pior, prejudicando-os talvez para sempre.

Advertisement

1. Você não presta pra nada mesmo!

Essa frase é muito comum de se ouvir, e muito triste também, diminuindo a autoestima da criança, com certeza.

2. Como eu me arrependo de ter tido você!

Que triste uma criança ouvir uma coisa dessas, vindo justamente de sua mãe, que é a pessoa que a criança mais ama e confia!

3. Por que você não é como o seu irmão?

Comparações são infelizes, porque cada criança é diferente da outra. Um filho pode ser calmo e organizado e o outro agitado e bagunceiro. Isso é quase a regra em todas as famílias que têm mais de um filho: cada filho é totalmente diferente do outro e os pais precisam ter amor suficiente para agirem com sabedoria e educar ou corrigir cada criança de uma maneira.

4. Como você é burro! Nunca vai aprender?

Nem é preciso comentar o mal que essa frase infeliz produz na criança…

5. Você nunca vai ser alguém na vida!

Outra frase infeliz que os pais falam no momento de raiva.

Advertisement

Aprendendo com os especialistas

Num artigo excelente, que merece ser lido integralmente, chamado “13 coisas que você não deve dizer ao seu filho”, Rosana Augone, que é psicóloga com especialização em psicodrama pedagógico, diz o seguinte: “(…) há na relação com o seu filho um ponto X – que a mãe sabe exatamente qual é – que começa a dar errado. Ou porque a criança começa a fazer aquilo errado que vai dar naquilo que sempre deu, ou você começa a ficar irritada com aquilo, e vai acabar tendo um ‘chilique’. Eu chamo de ponto X do ‘chilique'”.

Outra psicóloga, Luciana Fevorini denomina de “bronca emocional”, que é o que os pais fazem em momentos de tensão, impaciência ou descontrole, e os levam (os pais) a “soltarem frases inapropriadas para os filhos”.

Não é fácil criar e educar filhos

Nunca foi fácil se educar crianças: é só lembrarmos de como nós mesmos éramos quando crianças…

Todo cuidado é pouco ao se educar ou corrigir os filhos, porque eles são o nosso maior tesouro.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!