Sua pele está ressecada? 7 razões para isso

Sua pele está seca, coçando e descamando? Veja se você tem um desses problemas ou se está cometendo os erros citados.

Stael Ferreira Pedrosa

Quando jovens, geralmente reclamos da pele oleosa e cheia de espinhas. Mas, com o tempo as coisas podem mudar. Com a idade, por problemas de saúde ou maus hábitos a pele pode vir a tornar-se seca e áspera. A xerose, como é conhecido clinicamente esse problema, pode ser bastante desconfortável, além de afetar o funcionamento normal do maior órgão do nosso corpo: nossa pele.

Sintomas

O ressecamento tem origem na perda da gordura natural da pele que fica sem a barreira superficial que mantém a umidade.

O primeiro e mais visível sintoma é a sensação de pele esticada e brilhante. Isso se dá porque a pele desidratada se encolhe até mesmo a ponto de rachar. Se não tratada nesse primeiro instante ela tende a tornar-se áspera e coçar – coceira intensa, o que também pode abrir fissuras. Nos pés o problema aparece mais nos calcanhares (rachaduras) e ao redor das unhas.

Causas

1. Problemas de saúde

Diabetes, hipertireoidismo, psoríase são, segundo o site minha vida, os maiores problemas de saúde causadores de pele seca. Todo diabético geralmente tem um pote bem grande de hidratante para o corpo todo, pois o problema é intenso, principalmente nos pés, causando rachaduras nas pernas, braços e costas que costumam coçar e formar lesões se não forem bem hidratados.

O hipertireoidismo, ainda que tratado, o paciente continua a ter a pele ressecada tendo que abusar dos hidratantes, nesses casos, melhores os receitados por médicos dermatologistas.

Advertisement

Já a psoríase, além da hidratação é necessário tratar os problemas que originam o problema muitas vezes com medicação oral.

2. Má nutrição

Em muitos casos o problema está no que falta no prato. Para ajudar a evitar o problema inclua na sua dieta vitaminas A, C e complexo B, zinco e água. Beber dois litros de água durante o dia ajudará a pele a se manter hidratada e mais bonita. Além disso, inclua frutas ao natural ou em forma de sucos e vitaminas. As mais ricas em água são a melancia, laranja, manga e melão. Inclua também morango, goiaba e banana.

Peixes (como salmão e sardinha) são ricos em Ômega 3 e oleaginosos como castanhas e nozes também farão maravilhas para a pele seca.

3. Envelhecimento

De acordo com dermatologistas, com a idade a pele perde a capacidade de produzir sebo, o que faz com que a pele fique ressecada, principalmente nos pés, pernas, mãos e braços. O que ajudar nesse caso é usar hidratante diariamente e beber muito líquido. Um agravante nas mulheres é a menopausa.

4. Clima

Geralmente a pele se torna mais ressecada durante o inverno e verão e tende a se estabilizar nas outras estações. Tanto o ar quente quanto o frio e seco provocam alterações na barreira natural predispondo à perda de umidade. Nesses períodos deve-se usar os hidratantes (os dermatologistas recomendam logo após o banho) com mais frequência e beber mais água, o que é mais fácil no verão que no inverno.

Advertisement

No verão outro grande problema é o uso constante de ar-condicionado.

5. Medicamentos e produtos químicos

Alguns medicamentos como os para acne, por exemplo, podem causar ressecamento na pele, bem como os diuréticos e estatina. Também danoso à saúde da pele é o cloro abundante em piscinas.

6. Maus hábitos

  • Limpeza inadequada

  • Ingerir menos de 2 litros de agua por dia

  • Banhos demorados e com água quente

    Advertisement
  • Negligenciar o uso do hidratante

  • Esfoliação excessiva

7. Uso de produtos inadequados

Usar qualquer sabonete, qualquer demaquilante ou produto de limpeza da pele pode agravar o problema. Quem tem pele seca deve usar produtos específicos para esse tipo de pele. Se você não sabe qual usar procure um esteticista ou médico dermatologista para aconselhamento e ou investigação das causas do ressecamento.

Embora não apresente os problemas que a pele oleosa apresenta como cravos e espinhas, a pele seca é mais delicada que a oleosa. Precisa de cuidados constantes e em alguns casos investigar-se a causa do ressecamento. Procure o médico se:

  • A pele, além de seca, se apresenta avermelhada

  • Se a coceira faz com que você acorde no meio da noite, ou atrapalhe sua qualidade de sono

    Advertisement
  • Se devido à constante coceira já existem lesões na pele

  • A pele não melhora após eliminar maus hábitos e usar rotineiramente o hidrante.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.