Especialista explica como saber se você está realmente apaixonado

Especialista explica as maneiras de saber se você está apaixonado, ela também ressalta os perigos da paixão sem controle.

Roberta Preto

Quem nunca fez uma loucura de amor? Quem nunca se arrependeu de ter se doado tanto por uma paixão? Quem nunca pensou que não podia viver sem “aquela paixão”? Sim, todos nós, em algum momento da vida, nos apaixonamos loucamente. Acreditávamos que “fulano” fosse nosso mundo e que nada e nem ninguém era mais importante que ele. E, um dia acordamos e percebemos que podíamos viver sem essa pessoa e também percebemos o quanto nos desgastamos por alguém que não valia nem mesmo “meia hora” do nosso valioso tempo.

Entretanto, há sempre as paixões que marcam de forma positiva, “aquela” que valeu cada segundo, porque essa nos tornou melhores do que somos, nos fez despertar para a pessoa linda que há dentro de nós e, mesmo que não tenha dado certo, essa sempre será uma boa e doce lembrança.

Segundo pesquisadores, a paixão tem prazo de validade, ou seja, toda euforia e entusiasmo pela pessoa amada não dura para sempre, por isso que muitas relações esfriam, às vezes, ela se prolonga quando as relações são a longa distância.

Relacionamentos requerem adaptações, isso é um processo contínuo e até lento, entretanto, jamais se deve abandonar seu caráter, suas qualidades e gostos, por causa de uma paixão. Quando você o faz, você abre mão de quem você é.

Há aqueles que são abençoados ao lado de pessoas incríveis, ainda que a paixão tenha se esfriado com o tempo, juntos eles souberam sobrepujar os desafios, permitindo que outra coisa mais bela nascesse: o amor e, por isso, eles compartilham todos os dias de suas vidas apoiando e cuidando um do outro.

Advertisement

De acordo com a antropóloga Helen Fisher existem muitos sinais que demonstram se você está realmente apaixonado, são eles:

A pessoa passa a ser o seu mundo

Por mais que você se esforce, ela não sai dos seus pensamentos. Você acorda e dorme pensando nela, não se imagina viver sem ela e também acredita não haver ninguém melhor que a pessoa amada.

Perfeição

Você enxerga apenas as qualidades do amado, acredita que vocês são perfeitos um para o outro. E ele não tem nada que precise ser melhorado, os defeitos são ignorados e só há pontos positivos.

Felizes para sempre

Você realmente acredita que só há dias felizes ao lado da pessoa amada, sente que juntos viverão “felizes para sempre”.

Perde o controle do corpo

Para o apaixonado, a paixão é o mesmo que um vício, pois quando ele encontra a pessoa amada ou apenas escuta a voz dela, as pernas estremecem, o coração acelera. Há casos de pessoas sentirem insônia, falta de apetite, euforia e até sentimentos de desespero quando sente a relação ameaçada.

Advertisement

Loucuras de amor

As loucuras de amor feitas pelos apaixonados são inúmeras e absurdas, algumas acontecem por coisas simples e saudáveis para ambas as partes, todavia, há casos de chegarem ao extremo, pois os apaixonados sacrificam seus bens materiais, amigos, familiares e, às vezes, até seus valores em prol da pessoa amada. Quando tal situação ocorre, a paixão deixou de ser saudável.

Abandono de si mesmo

A pessoa apaixonada esquece de quem ela é, começa a rejeitar a si mesma para tentar agradar o amado. O apaixonado também modifica seu comportamento e passa a fazer coisas das quais sempre detestou, como por exemplo: Ela adora o rock, ele o sertanejo. Ela adora estudar, ele não gosta. Então, ela abandona o rock e os estudos, para agradá-lo e passa a viver o mundo dele.

A paixão provoca euforia, alegria e entusiasmo, no entanto, quando se extrapola ela deixa de ser saudável e torna-se doentia.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.