10 situações em que uma mulher nunca deve se desculpar

Nunca se desculpe por estas coisas mesmo se achar que deva.

Rachel D.C.

Bons modos são sempre bem-vindos, mas se desculpar por tudo não é certo. Muitas mulheres têm o costume de se desculpar por tudo e até por coisas que não são culpa delas.

As mulheres, muitas vezes, acabam se preocupando demais com o que outras pessoas pensam e colocam os sentimentos dos outros acima dos seus próprios.

Então, aqui são 10 coisas que você nunca deve se desculpar mesmo se achar que deva:

1. Não se desculpe por não saber a resposta

Ninguém sabe tudo e ninguém é obrigado a saber de tudo. Nunca se desculpe por não saber a resposta sobre qualquer assunto. Encare a situação como uma maneira de aprender algo novo. Isso é um grande sinal de humildade.

2. Não se desculpe por viver seus princípios

Nunca se desculpe por viver seus valores, ideais e religião. Nunca se desculpe por fazer algo que você sente que é o certo. Lute pelo que você acredita. Essa é uma qualidade de grandes líderes.

Advertisement

3. Não se desculpe por demorar para retornar uma ligação que não é urgente

Você não tem a obrigação de estar disponível sempre que alguém precisar de você, seja essa pessoa o seu cônjuge, filhos, chefe ou funcionário. Pessoas bem-sucedidas priorizam seu tempo da melhor maneira. Se você não pode atender a uma ligação que não é urgente, não se desculpe por isso.

4. Não se desculpe por dizer “não”

Ter a capacidade de dizer “não” para algo que você não quer ou sabe que não é capaz de fazer é sinal de força e coragem.

5. Não se desculpe pelos erros dos outros

Nunca se desculpe pelas ações de outras pessoas. Cada um é responsável pelo que faz e você não deve se sentir culpada por algo que você não fez, mesmo que outras pessoas olhem para você e lhe associem com a pessoa que errou.

6. Não se desculpe por comer doces

Ninguém é de ferro. Se você saiu da dieta ou teve vontade comer doces, não precisa se sentir culpada e se desculpar por isso.

7. Não se desculpe por pedir ajuda

Nós precisamos de outras pessoas a todo momento. Ninguém consegue viver, aprender e crescer sozinho. Por isso, não tenha medo de pedir ajuda e, principalmente, não se desculpe por pedir ajuda.

Advertisement

8. Não se desculpe por dedicar um tempo só para você mesma

Não tem problema você se paparicar de vez em quando. Não se sinta culpada por pensar algumas horas da semana só em você. Lembre-se de que você não fará outras pessoas felizes se você não estiver feliz consigo mesma. Então, dedique um tempo para fazer algo que lhe faz feliz.

9. Não se desculpe por evitar algo que lhe faz mal

Nunca se desculpe por terminar um relacionamento tóxico ou uma amizade que lhe faz mal. Você só conseguirá progredir quando se afastar de pessoas que não lhe fazem bem. Escolha estar rodeada de pessoas que querem o seu bem e sucesso.

10. Não se desculpe por defender quem você ama

O instinto de proteção está presente no ser humano, nunca se desculpe por defender quem você ama. Defender quem se ama é sinal de lealdade e amor.

Fale “me desculpe” quando você realmente quiser e deva dizer isso. Pedir desculpas sem precisar pode afetar a sua autoestima. Então, se valorize e pare de pedir desculpa por qualquer coisa.

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.