Finanças e casamento: como parar com a briga

Se as finanças têm levado a uma série de brigas em seu casamento, é hora de sentarem juntos e estabelecerem prioridades levando em consideração os anseios de cada um.

Renata Finholdt

Uma das principais causas de casamentos desfeitos, ao contrário do que se imagina, não é a ausência de amor, mas sim a questão financeira entre o casal.

Por se tratar de um assunto delicado que envolve o sustento e conforto da família, ele precisa ser discutido e estabelecido, para que marido e esposa possam trabalhar juntos a fim de deixar as finanças da família em ordem.

Quando o casal é muito diferente no que diz respeito às finanças familiares as brigas podem se tornar constantes e acabar com um relacionamento que tinha tudo para dar certo.

Ambos precisam levar em consideração as necessidades da família e individuais de todos os membros e assim estabelecer uma regra para lidar com este assunto.

Planejamento e organização são fundamentais quando o assunto é dinheiro. Estes são os primeiros passos para alcançar objetivos e viver tranquilamente dentro do limite de gastos.

Advertisement

Conversem a respeito

Talvez esse seja considerado um assunto chato que muitas vezes é deixado de lado para evitar brigas e discussões, porém, o que ambos precisam fazer é ter essa conversa, de forma amigável e paciente, considerando a opinião um do outro no que é relevante para cada um. Sem autoritarismo vocês com certeza chegarão a um acordo favorável.

Criem um controle de gastos

Há despesas que são fixas e mensais, delas não há como fugir. Porém, há outras que surgem no decorrer do mês e que podem ser a causa de um descontrole nas finanças da família. Para conhecer melhor o que leva sua família a perder o controle com as finanças é preciso listar todos os pagamentos feitos e entender por onde o dinheiro está fugindo.

Há ótimas planilhas eletrônicas que podem facilmente ajudar a controlar os gastos, caso vocês tenham dificuldade podem apelar para a boa e velha agenda, e assim anotar os gastos mensais e diários.

Criem o hábito de alimentar esse controle de despesas todas as vezes que tiverem que fazer algum tipo de pagamento.

Estipulem percentuais de gastos para cada item

Alimentação, combustível, vestuário, lazer são itens que podem ter valores variáveis mês a mês, porém, são importantes e precisam ter seu devido lugar na planilha de despesas.

Advertisement

Para isso, vocês podem definir percentuais de gastos para cada item, levando em consideração quais são os mais importantes.

Aqui vale escutar as necessidades um do outro para que ambos não se sintam frustrados e novas brigas surjam no futuro.

Depois de tudo estipulado, trabalhem juntos e não tratem das finanças como um assunto proibido dentro de sua casa. Sejam fiéis ao combinado e ajustem os percentuais sempre que sentirem necessidade.

Desta forma as brigas por questões financeiras irão acabar dentro de seu lar e vocês viverão mais felizes, realizando sonhos e conquistando o progresso familiar.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.