3 dicas para eliminar celulites e estrias
Os dois maiores pesadelos estéticos das mulheres tem jeito. Veja aqui 3 dicas preciosas que deixarão sua pele mais lisinha.
Stael Ferreira Pedrosa
Celulite
Segundo dermatologistas, celulite é uma condição inflamatória do tecido que sustenta a epiderme e as camadas de gordura, as células se enchem de água, “estufam” e dão aquela aparência de casca de laranja.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, oito em cada 10 mulheres têm algum grau de celulite, afinal somos nós que acumulamos maior porcentagem de gorduras nas coxas, quadris e nádegas.
Mas, afinal, o que causa a inflamação e os amedrontadores furinhos nessa região?
São muitos os fatores entre eles estão:
-
Excesso de peso
-
Retenção de líquidos
Advertisement -
Problemas circulatórios
-
Sedentarismo
-
Tabagismo
-
Café (não a cafeína)
-
Ingestão de frituras, doces e álcool
Advertisement -
Variações hormonais (como na gravidez)
-
Salto alto
-
Refrigerante
-
Beber pouca água
-
Uso de anticoncepcional
Advertisement -
Estresse
-
Jeans apertado
-
Idade
A celulite é dividida em graus, sendo o grau 1 aquele em que a celulite só aparece se apertar a pele entre os dedos. Sendo a de grau 2 a chamada “casca de laranja”. No grau 3 a pele apresenta nódulos duros e doloridos, e no grau 4 existem as fibroses – que parecem cicatrizes e são muito doloridas.
Como eliminar esse problema?
1. Emagrecendo
Perder peso é a mais eficaz medida contra a celulite. Embora muitas mulheres com peso normal apresentem celulites, segundo o dermatologista Ademir Junior, a celulite costuma ser mais grave em pacientes obesas ou acima do peso.
2. Cortar os maus hábitos e adquirir bons
Cortar o café, álcool, cigarro, comidas gordurosas, diminuir o sal e evitar o açúcar. Adotar o hábito de tomar mais água, dormir bem, usar roupas menos apertadas e fazer exercícios que estimulem a circulação sanguínea e fortaleçam os músculos são maneiras eficazes de eliminar esse problema ou pelo menos amenizar e melhorar a aparência da pele. Além disso, a nutricionista Alice Carvalhais, do Instituto Mineiro de Endocrinologia, aconselha a incluir na alimentação: Aveia, Lima da Pérsia e maçã. A especialista assegura que estes alimentos estimulam o sistema linfático e ajudam na reorganização das fibras da pele, desintoxica o organismo das inflamações e renova a pele.
3. Usar a borra de café
Quando aplicada na pele, a borra de café tem um efeito estético quase imediato. Segundo o Dr. Rey, se a pessoa para de ingerir café, a pele já começa a ficar mais lisinha, e se pegar a borra de café (que outros estão tomando) e aplicar na pele, o resultado é ainda melhor. Use meia xícara de borra de café, misture com água quente. Quando amornar vá aplicando na pele, massageando bem por alguns minutos; enxague e termine com um bom creme anticelulite. Repita a cada dois dias.
Estrias
São formadas devido à destruição das fibras elásticas da pele após estiramento desta causado por vários fatores como ganho rápido de peso, gravidez, crescimento rápido (especialmente em meninas) e ganho de massa muscular muito rapidamente. São assintomáticas ou podem coçar. Se forem muito largas e surgirem sem uma das razões acima, procure o médico.
As estrias são difíceis de tratar e não há meios de eliminá-las completamente. No entanto, existem tratamentos que conseguem amenizar o problema, dando melhor aparência às lesões.
Como tratar
Os resultados vão depender do estado da pele. As estrias vermelhas (mais recentes) respondem melhor ao tratamento que aquelas já antigas e brancas, também depende da localização e espessura das lesões. No entanto, algumas dicas vão dar um aspecto melhor a todas elas:
1. Melhore a alimentação
Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) aconselha a aumentar a ingestão de proteínas para deixar a pele mais firme, bem como de frutas secas, uvas e até chocolate amargo, que contêm flavonoides que ajudam na produção de colágeno. Também ajuda beber bastante água, tomar vitamina D e zinco, que estimulam a produção de colágeno e cicatrizam as lesões.
2. Use o creme do Dr. Pitanguy
Esta receita pode ser usada no corpo todo, beneficiará bastante a pele e suavizará as estrias. Use nos processos de emagrecimento e na gravidez.
Ingredientes
-
1 creme nívea (da lata azul)
-
1 tubo de Hipoglós
Advertisement -
1 ampola de arovit (vitamina A)
-
1 frasco de óleo de amêndoas (100 ml)
Misture tudo, guarde em pote bem fechado. Use massageando a área problemática constantemente.
3. Use essa receita caseira do site Tua saúde
Ingredientes
-
2 colheres (de sopa) de fubá
Advertisement -
2 colheres (de sopa) de aveia
-
2 colheres (de sopa) de gérmen de trigo
-
½ xícara de água
Modo de preparo
Misturar todos os ingredientes num recipiente até formar uma mistura homogênea e depois aplicar em todo o corpo, insistindo mais nas estrias com movimentos circulares.
Retirar o produto com água morna e fazer uma automassagem utilizando um creme hidratante para estrias ou um óleo, com movimentos vigorosos para ativar a circulação do local.