Você tem dormido errado sua vida toda (4 dicas importantes)

Você já pensou que deve planejar suas horas de sono para conseguir descansar de forma adequada? Isso é tão importante quanto planejar seu dia.

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  • Dormir está entre um dos prazeres mais apreciados pelas pessoas em geral. Nada melhor do que após um dia cansativo e estressante deitar-se em uma cama confortável e apreciar boas horas de sono e descanso.

  • Porém, nem sempre ao acordarmos estamos completamente relaxados e bem. Algumas vezes, depois de horas de sono, acordamos doloridos e sem disposição. Porque será que isso acontece?

  • Antes de mais nada não dá pra imaginar que dá pra dormir de qualquer jeito e em qualquer lugar, é preciso proporcionar relaxamento a todos os membros de nosso corpo, se não for assim, já começa errado. De acordo com o site Tua Saúde, há consequências negativas quando não dormimos bem.

  • Para que suas próximas noites de sono proporcionem horas de relaxamento, siga estas dicas:

  • 1. Local

  • Seu quarto deve ser o local mais aconchegante da casa. Entrar nele por si só já lhe deve proporcionar uma sensação de calmaria e sossego. Para que seu sono seja proveitoso, ele deve ter uma temperatura adequada, nem quente nem frio. Procure um pijama confortável também, nada de elásticos apertados ou roupas muito justas.

  • Procure por roupas de cama adequadas também, um simples lençol na época de calor e algo mais quente para o inverno.

  • 2. Travesseiro

  • Nada de dormir com vários travesseiros sob a cabeça, eles inclinam sua coluna e você pode acordar com aquela sensação de dor muscular. Procure por um travesseiro que mantenha o alinhamento da sua coluna, ou seja, que se adapte a altura de seus ombros quando estiver deitada de lado.

  • Aliás, esta é a posição mais adequada para o bom posicionamento da coluna e consequentemente para boas horas de descanso. Colocar um outro travesseiro entre as pernas também ajuda com a postura correta e garante que você dormirá melhor e acordará sem aquela sensação de dor.

  • 3. Alimentação

  • Você já passou por noites com sono agitado, repleto de pesadelos ou acordando de tempos em tempos? Isto pode acontecer, dentre outros fatores, devido ao fato de ter se alimentado muito próximo à hora de dormir.

  • Sua digestão se torna mais lenta e fica difícil para o organismo lidar com ela e com o descanso. Ter um tempo entre a última alimentação e as horas de sono garante que você conseguirá dormir melhor e de forma mais tranquila.

  • Se a fome apertar e já estiver tarde, opte por um leite morno, ele, além de enganar aquela fome fora de hora, ajuda com que você durma mais rapidamente.

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  • 4. Hora de dormir

  • A maioria das pessoas tem hora para acordar porque precisam cumprir com seus compromissos do dia, mas não tem hora certa para dormir. Se você também se enquadra neste grupo é hora de repensar seus hábitos.

  • O corpo precisa de pelo menos oito horas de descanso por dia para que ele esteja pronto e saudável para o dia seguinte, sendo assim, criar um hábito de deitar-se sempre na mesma hora para dormir irá ajudar muito a mantê-lo bem.

  • Para iniciar seu novo hábito saudável, coloque seu celular para despertar no horário em que pretende se deitar, assim como faz para acordar, e respeite o estabelecido, assim que ele der o alarme se apronte para passar horas confortáveis descansando.

  • Muitas vezes os afazeres do dia a dia fazem com que não planejemos corretamente nosso descanso, porém, essa é uma das horas mais importantes do nosso dia e precisa ser planejado também, assim você passará a dormir melhor e se sentirá mais disposto e feliz.

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Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

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