6 truques infalíveis na hora de controlar a vontade de comer doces

Não permita que os doces sejam o grande vilão de sua dieta. Mude seus hábitos agora mesmo.

Renata Finholdt

Os doces são uma grande tentação para muitas pessoas. Elas estão tão acostumadas a ter sempre um docinho por perto que ele se torna um item indispensável na lista de compras.

Há, inclusive, aquelas pessoas que já têm um certo ritual para consumi-los: depois do jantar quando sentam em frente à televisão, ou sempre quando assistem a sua série de TV favorita, ou ainda, logo após o almoço. Fato é que os doces estão normalmente relacionados a um momento de prazer, por isso é tão difícil para quem já tem esse hábito deixar de consumir.

Mas, se você pretende encarar esse desafio há algumas formas que irão ajudá-lo a conseguir.

1. Não deixe de tomar seu desjejum

Muitas pessoas não têm o hábito de tomar um desjejum ao acordar, no entanto, ele é muito importante para que seu organismo se prepare para um novo dia. É ele quem fornece inicialmente a energia que você vai precisar. Deixar de ingeri-lo vai fazer com que seu organismo busque outras formas de ter energia rapidamente, e daí vem a vontade de comer doce.

2. Está com vontade de doces, coma uma fruta

Até você se acostumar não parece muito agradável trocar um chocolate, por exemplo, por uma maçã. Mas essa substituição, além de saudável e menos calórica, vai saciar sua vontade pelo doce uma vez que as frutas possuem a frutose que nada mais é do que um tipo de açúcar.

Advertisement

3. Evite olhar ou pensar em doces

Quem gosta de doces sabe, há variedades que fazem com que já se sinta o sabor apenas ao olhar e é praticamente impossível olhar e não provar nem que seja um pedacinho. Então, o melhor a fazer neste caso é manter essa guloseima longe dos olhos. Nada de buscar receitas novas na internet ou admirar a vitrine da doceria. Também é bom avisar aos amigos das redes sociais que sempre marcam você em uma receitinha nova que contribuam com sua meta não marcando mais seu nome por lá.

4. Exercícios físicos

Que praticar exercício faz bem para a saúde não é novidade alguma, mas uma pesquisa mostrou que eles também contribuem para que a vontade por doces diminua. Isso porque eles liberam o hormônio do bem-estar, o mesmo que é liberado ao comer aquele docinho, e desta forma você pensa menos em doces.

5. Horário para refeições

Se você determinar horários para suas refeições respeitando o limite de três em três horas sua fome por doces vai desacelerar. O ideal e recomendado é se alimentar de pequenas porções, com alimentos saudáveis a cada três horas.

6. Aumente o consumo de fibras e proteínas

Esses alimentos aumentam a saciedade do organismo e assim diminuem a vontade por doces. A cada três horas você pode optar por ingerir alguma opção entre frutas, verduras, carnes magras, ovos ou cereais.

Estabeleça sua meta e seja persistente, mudando alguns hábitos você conseguirá alcançar seus objetivos.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.