Trabalhando como babá: 5 dicas para aprender e se divertir com a experiência

É o dia em que você terá que ficar de babá... E agora? O que fazer para tornar a noite que possivelmente seria um desastre em um verdadeiro sucesso? Quais atividades e planejamento serão necessários?

Amanda Zago

Você acordou naquele dia e o telefone tocou, então, você atendeu ao telefone e de um momento para outro descobriu que estava sendo solicitada para trabalhar como babá, e, por incrível que pareça (como você irá pensar depois de alguns instantes), você aceitou! Mas, e agora?

Talvez a tarefa de ser babá possa parecer um pesadelo em primeira mão e, na maioria das vezes, é normal ficar apreensiva ou talvez até com um pouco de receio ao pensar que terá de cuidar dos filhos de outra pessoa. Porém, com um pouquinho de preparação, boa vontade e entusiasmo você verá que seu possível pesadelo pode ser transformado num belo momento de diversão e satisfação pessoal.

Aqui vão algumas dicas para que, ser babá, se torne algo prazeroso:

1. Tente conhecer melhor quem você estará cuidando

Mas como? Uma das melhores formas, especialmente se for um pequenino, será aproximar-se dele através de um jogo de perguntas e respostas. Comece dizendo seu nome e o que gosta de fazer, fale de seus passatempos favoritos, de suas comidas favoritas e depois deixe que ele fale. Use maneiras interativas, como figuras, desenhos e até mesmo objetos espalhados pela casa para realizar o jogo.

2. Planeje cuidadosamente uma bolsa com “primeiros socorros”

Não pense que são itens de primeiros socorros como esparadrapo ou coisas do gênero, afinal é a bolsa de uma babá e não de um médico. Uma bolsa de primeiros socorros possui itens que irão, além de distrair, divertir e entreter a criança ou a pessoa que você estiver cuidando, vão proporcionar bem-estar a você, uma vez que você não terá que “caçar” coisas para fazer durante o período em que estiver de babá, e isso será já um ponto a seu favor. Ao preparar a bolsa, use a imaginação e criatividade, e também não exagere no tamanho da bolsa, pois talvez você percorra um longo caminho antes de chegar à residência ou local de trabalho.

Advertisement

Alguns itens interessantes para colocar na bolsa são:

  • Lápis de cor

  • Papel para desenhar

  • Ursinhos de pelúcia (não é necessário levar seu ursinho favorito!)

  • Uma agenda telefônica com números de emergência

    Advertisement
  • Um pacote de biscoitos

  • Livros de historinhas

Tente adaptar a mochila às suas necessidades do dia, e se já conhecer a criança, tente adaptar a bolsa aos interesses dela.

3. Demonstre amor

Muitas vezes você terá de lidar com vários tipos de situações, boas ou não. A melhor maneira de enfrentá-las, sem ficar estressado ou irritado, é demonstrando amor. É a melhor forma de interagir com as pessoas, principalmente criancinhas. Se a criança fez birra, tente ensiná-la que aquilo é errado e não se faz. Se ela derrubou algo no chão de propósito, convide-a a recolher o objeto junto com você. Porém, vale lembrar que é necessário demonstrar amor e ao mesmo tempo ser firme. Não se deixe influenciar numa decisão só por causa de um choro ou algo assim. Ao invés disso, mostre outra coisa que a distraia e a faça esquecer aquilo que você proibiu-a de fazer.

4. Aceite sugestões

Não é porque você está de babá que sua palavra será a lei. Para conquistar a criança que está cuidando é necessário também aceitar sugestões. Ouça o que ela tem a dizer, veja o que está lhe mostrando e, se for algo perigoso, aí sim você pode sugerir outra coisa. Tenha em mente que boas ideias são sempre bem-vindas e que o fato de ouvir poderá acabar com a maioria dos seus possíveis problemas, pois a criança sentirá que tem um amigo em quem pode confiar.

Advertisement

5. Seja flexível

A ideia de ser radical pode causar-lhe muitas dores de cabeça, então seja flexível com você mesma e com quem estiver cuidando. Lembre-se de cumprir as ordens dadas pela pessoa que lhe contratou, planeje uma agenda para que essas ordens não sejam esquecidas, porém, não fique nervosa se muitas das coisas que você programou para o dia não forem realizadas. Aprenda a aproveitar o momento ao invés de ficar presa a um cronograma apertado.

Ao seguir essas dicas você estará mais preparada para as diversas situações que terá de enfrentar e, além disso, poderá usufruir o período em que estiver cuidando de alguém com diversão e tranquilidade.

Boa sorte e divirta-se como babá!

Toma un momento para compartir ...

Amanda Zago

Amanda é estudante de música, escreve histórias de aventura, poemas e canções. É membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias e acredita que o conhecimento enriquece a alma.