8 frases tóxicas que destroem o seu relacionamento

O amor vence quando os olhos estão focados nas qualidades e valores um do outro.

Michele Coronetti

Em um relacionamento conjugal nem tudo são carinhos e sorrisos. O cotidiano pode trazer situações complicadas que acabam prejudicando a comunicação e romance. O cuidado para manter o amor precisa ser constante e premeditado. De acordo com esta psicóloga, há um limite para a sinceridade.

Muitas frases que foram ouvidas na infância e juventude dentro do lar acabam sendo ditas entre o casal e se tornam tóxicas, capazes inclusive de destruir o relacionamento e acabar com o amor. Para isso não acontecer, uma regrinha pode ajudar que é a de pensar se a frase a ser dita, se ao contrário fosse ouvida, seria bem-vinda.

Alguns exemplos de frases tóxicas incluem:

1. Você nunca ajuda em casa

Muitas vezes a pessoa que tem vontade de dizer a frase tem toda a razão, porém, a palavra “nunca” pode parecer muito forte. Será que realmente o outro NUNCA ajuda? Ou será que no momento da frase o locutor está cansado, com tarefas acumuladas e com outras desilusões que não foram citadas? Sentar e conversar pode ser melhor que acusar. Ou mudar a frase e tom para algo mais positivo como: “Fico muito feliz quando você me ajuda a lavar a louça, podemos conversar enquanto trabalhamos e finalizamos mais rápido”.

2. Você é péssimo

Esta frase pode ser seguida por pai/mãe, marido/mulher, profissional, amigo/amiga e outros substantivos. O ataque à pessoa em si com esse adjetivo forte é extremamente tóxico ao relacionamento. O cônjuge pode se sentir atacado e providenciar suas defesas. Ou se magoar profundamente e matar o amor. Procurar as qualidades da pessoa antes dos defeitos, além de olhar para si mesmo antes de atacar, ajuda a eliminar uma frase como esta do diálogo.

Advertisement

3. Você engordou

Mesmo quando em tom de brincadeira, críticas a respeito do físico da pessoa abaixam a autoestima grandemente. O mesmo vale para queda de cabelos, emagrecimentos rápidos e outros problemas. Uma pessoa que é elogiada ou que ouve um “eu te amo do jeito que você é” tende a preservar o relacionamento.

4. Você é como fulano

Comparações, especialmente com alguém que não é bem-visto por ambos, também são tóxicas. O sentimento da pessoa que ouve será de fracasso e decepção. Afinal, ser comparado a alguém que não é bem quisto pelo par não incentiva muito a preservar o relacionamento. Pessoas são semelhantes e algumas vezes até agem como outros, o que não precisa ser exposto em um momento de tensão.

5. Você não é superior aos outros

Essa frase demonstra clara desilusão por parte do locutor. Quando a pessoa está apaixonada, normalmente seu par é visto como a melhor pessoa do mundo. Com uma frase como esta, a demonstração clara de que a visão a respeito do outro mudou o faz pensar se vale a pena continuar com alguém que não o vê mais como o mais importante da sua vida. Mesmo à luz dos defeitos do cônjuge, o exemplo de humildade é o que pode trazer mudanças se o agir alheio está causando transtornos. Críticas não resolvem, apenas pioram a situação.

6. Odeio quando você faz isso!

Esta intolerância pode deixar claro que o parceiro não é mais tão bem-visto quanto no início do relacionamento. Pior ainda quando citada em frente a amigos ou familiares. Falar assim não vai mudar a pessoa, apenas mostrar a insatisfação. Mudar a frase para algo mais sensato ajuda a manter a calmaria no relacionamento.

7. Não quero falar com você agora

É claro que muitas vezes, especialmente em uma discussão, o sentimento de evitar uma piora surja, pelo menos até o momento tenso terminar. Essa frase denota que não é tão importante assim a questão ou a pessoa envolvida, por isso é tóxica. Ela pode ser substituída pela sinceridade e mansidão, dizendo que o momento não é muito bom e que ambos podem voltar a conversar com mais calma.

Advertisement

8. Não me importo com o que você faz

Dizendo esta frase a pessoa deixa claro que se o outro estiver em sua vida ou não, tanto faz. Importar-se com o outro equilibradamente faz parte do amor a dois. Apoio e conversas edificantes fortalecerão ambos.

Todo cuidado é importante no relacionamento. Cada pessoa tem seu valor e precisa de reconhecimento. Brigas, críticas e negativismos só complicam a vida de ambos. O amor vence quando os olhos estão focados nas qualidades e valores um do outro.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.