Pesadelos frequentes podem indicar doenças. Saiba como controlá-los

Quem nunca sofreu com pesadelos? E quanto aos pesadelos recorrentes, tem como evitá-los ou aprendermos a controlá-los?

2,798 views   |   13 shares
  • Tratamentos modernos prometem impedir os sonhos ruins (ou pesadelos). É o que podemos ler na reportagem "Como Controlar os pesadelos", da Revista "Isto É". A autora do artigo, Rachel Costa, conta várias histórias de pessoas reais que sofriam fortes pesadelos. Diz também que, de acordo com estudos sobre o tema, pesadelos atingem de 2 a 6% da humanidade; e o que é pior, a maioria das pessoas que sofre pesadelos são crianças.

  • "Ter pesadelo esporadicamente é normal. Quando isso começa a se tornar repetitivo, porém, se torna doença", é o que a neurologista Márcia Pradella-Hallinan diz. Ela é do Hospital Sírio Libanês, da unidade de medicina do sono.

  • Psicanálise e métodos médicos modernos contra o pesadelo

  • Os estudos psicológicos de Freud sobre os sonhos não estão descartados, e ainda são válidos em muitos casos, mas agora ganharam a contribuição de comprimidos e outros recursos médicos. Tem pesadelos, por exemplo, que são causados pela apneia do sono, conforme garante o cientista Barry Krakow, um expert no assunto do tratamento de sonhos ruins (pesadelos), nos Estados Unidos. Quando a apneia é curada, somem os pesadelos, nesses casos.

  • Mas, não é só apneia que provoca pesadelos. Ter hábitos noturnos, como tem os boêmios ou notívagos, pode desencadear pesadelos, assim como comer muito ou erradamente. Às vezes, a solução pode ser uma consulta a um nutricionista. Tem casos de pesadelos, porém, que são recorrentes e mais prejudiciais aos que os têm, e são causados por problemas psicológicos ou outros problemas de saúde.

  • Segundo o neurologista Leonardo Goulart, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, "Hábitos (errados) de sono e (hábitos errados) alimentares não são a causa dos pesadelos, mas ajudam a perpetuá-los".

  • Seja como for, dormir mal ou se alimentar erroneamente não faz bem para a saúde de ninguém.

  • Soluções alternativas

  • Para se livrarem dos pesadelos, alguns aprendem a ter "sonhos lúcidos", que são aqueles sonhos onde você percebe que está dentro de um sonho, faz um teste para ter certeza disso (pulando, por exemplo: se você flutuar, só pode ser sonho!) e aí você vai modificando o sonho à sua vontade. Eu já tive alguns desses "sonhos lúcidos", e quando percebo isso, saio voando: a sensação é maravilhosa. Existem muitos livros que ensinam como se ter sonhos lúcidos.

  • Advertisement
  • Voltando aos pesadelos, outra técnica, também testada por especialistas, em casos de pesadelos recorrentes, conforme consta na reportagem citada, é a de imaginar coisas diferentes das que aparecem no pesadelo, na hora de dormir. Pelo menos para metade dos que usaram essa técnica nos testes, que sofriam com sonhos muito ruins, tiveram bons resultados em evitar pesadelos recorrentes.

  • Tratamentos com remédios

  • Embora na reportagem citada acima, que pode ser consultada integralmente clicando em seu link, existam tratamentos com comprimidos, vamos deixar para os que sofrem de pesadelos recorrentes, que busquem ajuda dos especialistas do sono, que saberão o que é melhor em cada caso. Automedicação não é uma boa estratégia.

  • Para alguns especialistas do sono, quando os pesadelos acontecem de forma esporádica (o que é absolutamente normal), tais pesadelos podem até ter um resultado positivo, nos preparando para os desafios da vida. Eles podem acentuar sentimentos que serão úteis para nossa vida, como quando temos pesadelos com doenças e mortes na família: podem nos deixar mais fortes para quando tivermos de enfrentar esses difíceis e inevitáveis acontecimentos.

  • Além do que foi dito acima, você pode entender um pouco sobre os sonhos, através do artigo "Os nossos sonhos têm algum significado?", onde coloco os estudos psicanalíticos de Sigmund Freud, o pai da psicanálise, e do psiquiatra suíço Carl Jung, que através de extensos estudos, nos ajudam a entender nossos mais misteriosos sonhos.

  • Tenha bons sonhos!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!

Website: http://blog.higinocultural.com

Pesadelos frequentes podem indicar doenças. Saiba como controlá-los

Quem nunca sofreu com pesadelos? E quanto aos pesadelos recorrentes, tem como evitá-los ou aprendermos a controlá-los?
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr