Idoso é curado da depressão por menina que conheceu no mercado

Se você acha que tristeza e isolamento são normais no idoso precisa rever seus conceitos urgentemente.

6,438 views   |   49 shares
  • Muita confusão ainda é feita entre tristeza e depressão. A tristeza é um sentimento momentâneo e natural, mas que continuado pode provocar doenças físicas, inclusive a depressão. Segundo esse especialista: "(...) a depressão não é um estado de tristeza profunda nem desânimo, preguiça, estresse ou mau humor". É preciso entender que a depressão é uma doença e como tal precisa ser diagnosticada e tratada, muitas vezes com remédios, sendo imprescindível o acompanhamento médico.

  • Uma história

  • Advertisement
  • Deparei-me em uma rede social com uma história incrível sobre a amizade de um idoso de 82 anos e uma menina de 4 anos que depois de se encontrarem em um supermercado nos EUA se tornaram grandes amigos. O velhinho chamou a atenção da menina que quis conversar e tirar uma foto com ele. Então a mãe, que se agradou da cena, postou a foto na internet que acabou rendendo maior aproximação entre a menina e o amigo eleito por ela. O fato é que as visitas frequentes, troca de presentes e, principalmente, de carinho operaram grande mudança na vida do Sr. Dan Peterson que declara que o amor de Norah Wood o curou da depressão: "Se eu não tinha mais nada para fazer no restante da minha vida, agora eu tenho ela para amar".

  • Depressão no idoso

  • A história nos remete a um grande problema social: a depressão de nossos idosos. Segundo a matéria do Dr. Mario Rodrigues Louzã Neto a depressão está entre as principais doenças mentais que atingem os idosos: "(...) estimando-se que cerca de 15% dos idosos apresentem alguns sintomas depressivos e cerca de 2% tenham depressão grave". O psiquiatra considera que esses números são ainda maiores entre os idosos internados em asilos ou hospitais.

  • A prevenção

  • Alguns componentes como fatores genéticos, luto e abandono, entre outros são apontados como causas da depressão no idoso. A ideia de que o idoso é naturalmente triste e gosta de se isolar é totalmente equivocada, na verdade esses são sintomas de depressão que devem ser analisados clinicamente. O que um idoso precisa é ser incentivado a ter amizades, lazer, fazer trabalhos voluntários, ou seja, manter-se ativo e sentir-se útil. É, pois, muito fácil concluir que a prevenção da depressão no idoso diz respeito à forma como ele é cuidado por seus responsáveis.

  • Norah e Dan

  • A atenção com os nossos idosos deve ser motivo de reflexão envolvendo toda a família, não considerar as necessidades de um idoso é condenar o próprio futuro. A emocionante história de Norah e Dan nos mostra também que podemos ir mais além, tendo um olhar amoroso para todos os mais velhos. Já imaginou quantas vezes o Sr. Dan foi ao supermercado e ninguém olhou para ele? Quantos idosos são ignorados por onde passam? Tem ideia de que um idoso ao seu lado ficaria muito feliz com um simples sorriso? Acolher os mais velhos com ternura e respeito é, além de obrigação, sinal de caráter e responsabilidade social.

  • Advertisement
  • A pequena Norah, com o apoio imprescindível da mãe, fez grande diferença na vida do Sr. Dan e deveria fazer o mesmo na vida de todos os que, de qualquer forma, venham a conhecer essa história.

  • A atenção, a dedicação e o afeto ao idoso é essencial para que ele tenha qualidade de vida e supere as limitações da idade.

  • Acolha um idoso!

  • Posted by Tara Wood, Writer on Saturday, October 29, 2016

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Idoso é curado da depressão por menina que conheceu no mercado

Se você acha que tristeza e isolamento são normais no idoso precisa rever seus conceitos urgentemente.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr