Por que os infiéis não abandonam seu casamento? Aqui está a resposta

Seu cônjuge foi infiel, mas você não sabe a razão pela qual ele não a deixou? Descubra aqui o possível motivo.

Erika Otero Romero

Nas batalhas do amor não há nada definido, então deixe-me dizer-lhe que a infidelidade pode ser parte da trama romântica, embora muitos não gostem de como essa possibilidade soa. No entanto, negá-la não a torna invisível nem significa que não pode acontecer com você em algum momento.

É claro que eu não estou dizendo que todos os homens e mulheres que estão entediados ou não se sentem satisfeitos em seu casamento serão infiéis, já que nem todas as pessoas têm a tendência de ser infiel. No entanto, existem aqueles que o fazem e tentam não ser descobertos.

Um aspecto muito interessante sobre a infidelidade, é que quando uma pessoa decide ter um relacionamento fora do seu casamento, é muito provável que ela construa uma união mais estável com quem está saindo. No entanto, parece que não é o suficiente para fazer com que essa pessoa abandone seu cônjuge, por quê? Bom, existem 3 razões pelas quais isso pode acontecer, e eu irei compartilhá-las agora.

1. O casamento oferece estabilidade

Triste, mas é verdade. Às vezes, quando uma pessoa cede à tentação de ser infiel, ela faz isso porque sente que falta algo dentro de seu casamento e o que ela procura é satisfazer essa única necessidade. Seja a atividade sexual, desejo de ser escutado ou qualquer outra carência.

Além disso, as pessoas que chegam a ser infiéis em seu casamento têm tudo: a estabilidade econômica, uma família e amor, e elas não irão renunciar nada disso por uma aventura que apenas preenche uma única necessidade conjugal. Pode parecer egoísta – e é – já que com ambas as relações a pessoa se sente completa, mas se nega a arriscar o que conseguiu à custa de seu cônjuge ou amante.

Advertisement

2. Ama seu cônjuge

Não é porque alguém é infiel que essa pessoa não ama seu cônjuge, o que acontece é que a dinâmica do casamento mudou e, talvez, tenham se passado anos desde que se conheceram e se casaram. É provável que a paixão dos primeiros anos tenha diminuído devido à rotina, mas o mais provável é que o amor não tenha morrido e está longe de isso acontecer.

Quando alguém se arrisca a uma infidelidade, o que ele quer é sentir-se vivo ou preencher alguma necessidade que sente que não consegue satisfazer em seu casamento, então recorre a uma aventura que faça-lhe sentir renovado, mas não está à procura de amor. É por isso que não abandona seu cônjuge.

3. O divórcio é uma dor de cabeça

Sim, isso também acontece. Um casamento pode oferecer estabilidade em muitos aspectos, portanto, continuar casado dá ao infiel controle sobre sua vida. Ele ou ela escolhe como irão viver suas vidas, mas sempre existirá o risco de um divórcio.

O divórcio é um processo legal e emocional que desgasta a força de qualquer pessoa, envolve perda de equilíbrio e controle da própria vida, colocando-a nas mãos de terceiros. Como explicar aos filhos, família, amigos e conhecidos o motivo de uma decisão dessas sem dúvida é um desgaste de recursos pessoais que poucos estão dispostos a assumir.

Infelizmente, poucos pensam nessa possibilidade quando se aventuram em uma infidelidade, porém, se arriscam mesmo sabendo que podem ser descobertos e essa pode ser a porta direta ao divórcio.

Advertisement

Embora possam haver muitas outras razões pelas quais uma pessoa infiel mantém uma vida dupla, estas parecem ser as mais óbvias e comuns: eles ou elas só querem satisfazer certos desejos, mesmo que isso signifique viver no meio de mentiras para sempre.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original ¿Por qué los infieles no abandonan su matrimonio? Acá la respuesta

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.