8 jogos que irão melhorar seu relacionamento familiar

Veja dicas de brincadeiras para reunir toda a família e começar a criar momentos inesquecíveis juntos!

Evelise Toporoski

Muitas vezes, a gente dedica tanto tempo para a vida profissional que ao chegar em casa a primeira coisa que quer fazer é descansar. Porém, é apenas nesse tempinho que estamos juntos de nossos queridos familiares, e é importante aproveitar este momento para conversar e brincar com os filhos.

Segundo pesquisa Valor do Livre Brincar, encomendada pela marca de produtos de limpeza OMO, realizada em 10 países, 64% dos pais acreditam que os pequenos não brincam tanto quanto deveriam. E os pais podem ajudar estes números a melhorar dedicando um tempo a brincar com os filhos. Como consequência, a família vai ficar ainda mais unida!

Nem todo dia dá para fazer grandes eventos ou brincadeiras, então, reserve uma noite por semana para ser o “dia da família”. Neste dia, dediquem-se exclusivamente a conversar, fazer um lanche e brincar. Seria o dia de desligar a televisão e a internet, e envolver-se totalmente com sua família. Torne isso um hábito e verá que vocês terão fortalecidos sua amizade e amor!

Seguem algumas ideias de jogos que servem para envolver toda a família neste dia, muitas delas foram desenvolvidas e testadas pelo site Tempo Junto:

1. Jogo dos 7 erros humano

Escolha um cômodo da casa que tenha vários objetos, como uma estante. Peça para um membro da família se esconder e, enquanto isso, esconda alguns objetos ou troque outros de lugar. Quando o participante voltar, ele tem que descobrir o que mudou!

Advertisement

2. Jogos de tabuleiro

Jogar xadrez, dama, ludo ou qualquer outro jogo de tabuleiro tradicional ajuda tanto a fortalecer o relacionamento familiar quanto desenvolver algumas habilidades dos filhos, como estratégia e raciocínio lógico. Se a família for grande, promova uma competição entre os familiares em que cada um consiga jogar com cada membro da família.

3. Tênis de bexiga/balão

Se estiver um tempo bom, leve os familiares para fora! No tênis de bexiga você cria raquetes com pratos descartáveis e palitos de sorvete, enquanto as bexigas são as “bolas”! A missão de toda a família é não deixar a bexiga cair no chão!

4. Jogo de adivinhação

Este é um dos meus preferidos! Você escreve em um papel nome de animais ou personalidades. Cada membro da família ganha um papel e tem que colocar na testa, sem ver o que está escrito. Ele precisa fazer perguntas para os outros a fim de tentar descobrir o que está escrito em seu papel.

Já existe um aplicativo para este jogo, na Apple Store e Google Play você encontra com o nome “O que sou?”.

5. Qual é o filme?

Esta atividade testa as habilidades em desenho de toda a família! Uma pessoa sorteia o nome de um filme e tem que desenhar em uma folha ou quadro negro referências para que os demais acertem! Caso a família seja grande, divida em dois grupos e conte os pontos das equipes a cada acerto.

Advertisement

6. Desafio das poses

Nesta brincadeira vamos ver se a família está bem alongada! A ideia é imitar as poses de um desenho e ver quem tem mais flexibilidade e chega mais perto da pose que foi desafiado a fazer. Vai ser bem divertido! O post original com as imagens está aqui.

7. Noite dos origamis

Vocês podem tentar fazer algo mais calmo e oriental, como origamis! O ideal é providenciar antes o papel especial para dobraduras, que são ótimos para origamis. Em papelarias e na internet, você encontra para comprar “papel para origami”, recortado no tamanho ideal. Se não encontrar, pode fazer com o papel sulfite mesmo! Busque na internet as dobraduras mais fáceis e depois vocês podem ir se especializando fazendo animais com dobraduras em papel!

8. “Stop”

Se a família já aprendeu a ler e escrever pode participar desse divertido desafio! Todos ganham uma caneta e um papel, e o dividem em diversas categorias como nome, cidade, cor, animal, filme, marca, etc. Os familiares são desafiados ao mesmo tempo a escrever nas categorias citadas uma palavra com a mesma letra em cada rodada. Por exemplo, se foi escolhida na rodada a letra C, todos devem escrever um nome, cidade, etc. com a letra C.

Essas são só algumas ideias, mas vocês podem fazer juntos o que desejarem, e desde agora dividir bons momentos que vão fazer seus filhos amarem ainda mais estar em família.

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!