10 hábitos das pessoas produtivas

Se você tem trabalhado muito, mas não está feliz com os resultados, leia este artigo e se inspire.

Suely Buriasco

Ser produtivo é muito diferente de ser ocupado. Vejo muitas pessoas fazerem confusão com isso. Tem gente que vive assoberbado e não tem tempo para nada, nem para si mesmo ou para a família, por consequência vive desgastado e insatisfeito.

A produtividade diz respeito à capacidade de produzir, de render, de gerar um produto, ou seja, da eficiência do trabalho. Por isso, para ter sucesso em qualquer tipo de realização é extremamente recomendável avaliar o rendimento de seus esforços. Para tanto vale observar alguns hábitos das pessoas produtivas e se espelhar:

1. Elas sabem quem são

Pessoas produtivas buscam autoconhecimento, pois sabem que segurança é um processo interno. Por isso não estão preocupadas em agradar os outros, e sim em estar satisfeitas.

2. Sabem aonde querem chegar

Elas não deixam a vida acontecer. Pessoas produtivas sabem o querem e são focadas nisso. Não há como produzir bons resultados sem saber o que se busca. Lewis Carroll imortalizou essa ideia: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”.

3. Elas não são competitivas

Quem realmente apresenta resultados satisfatórios não perde tempo competindo com outras pessoas. Dão sempre o melhor de si, não para serem consideradas as melhores, mas por genuína vontade de melhorar sempre. Bem como disse Jose Saramago: “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”.

Advertisement

4. Amam o que fazem

Pessoas produtivas transformam ocupação em arte, pois, dedicam-se com amor ao trabalho, seja ele qual for. Isso gera um comprometimento crescente, cujo resultado não poderia ser outro: maior rendimento e satisfação.

Segundo essa matéria, o consultor financeiro americano Thomas Corley percebeu uma correlação direta entre satisfação no trabalho e acumulação de riqueza, através de seu estudo sobre hábitos de ricos e pobres.

5. Elas não esperam acontecer

Dar desculpas não é um hábito de quem sabe que pode tomar frente de suas responsabilidades e agir. Pessoas seguras não esperam a melhor oportunidade, elas fazem com que as oportunidades surjam.

6. Elas se capacitam

Sentir satisfação não significa estar pleno, mas buscar de forma incessante a plenitude. Por isso pessoas produtivas investem continuamente no desenvolvimento e melhoria de suas habilidades através de leituras, cursos, treinamentos, etc.

7. Sabem dizer não

Pessoas produtivas entendem que é impossível atender todas as demandas e ainda fazer bem o que precisa ser feito, por isso são objetivas e assertivas. Assim, não gastam energia com o que as desviaria do foco.

Advertisement

8. Elas valorizam as pausas

Trabalho incessante não é garantia de bons resultados. Intervalos são importantes para aumentar o rendimento. Segundo uma experiência citada nessa matéria, descobriu-se que “os mais produtivos não eram os que ficavam mais que oito horas, e sim os que faziam paradas ao longo do dia”.

9. Cuidam de si mesmas

Quem realmente produz com eficácia já entendeu a importância de cuidar de seu corpo e de sua mente. Uma pessoa produtiva sente na prática o quanto precisa estar bem para alcançar seus objetivos.

10. Aproveitam a vida

Pessoas produtivas sabem que a satisfação pessoal é indispensável para a qualidade de vida e, por isso, não abrem mão de viver plenamente os momentos felizes. São generosas e muito comprometidas com familiares e amigos.

Vale a pena prestar atenção nesses itens para encontrar a sua própria forma de ser mais produtivo na vida e garantir satisfação com os seus resultados.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.