Surto de HFMD (doença da mão-pé-boca); veja aqui como proteger o seu filho

Com os recentes surtos de DMPB, na Flórida e Nova Jersey (onde é grande o número de brasileiros) é importante saber tudo sobre esse vírus brutal.

Kelsey Robertson

O que você deve saber

A doença da mão-pé-boca é uma doença infecciosa causada por um vírus que costuma afetar a garganta primeiramente. É mais comum em áreas úmidas, mas os surtos podem ser causados em qualquer lugar, especialmente quando o tempo está mudando. A DMPB geralmente afeta crianças com menos de cinco anos de idade, mas os recentes surtos na Flórida e Nova Jersey têm apresentado casos de infecções em estudantes, mesmo em adultos universitários e jovens do ensino médio. As informações são do Centro de Controle de Doenças

DMPB é uma doença viral, ou seja, não há antibióticos e não há muito que os médicos possam fazer uma vez que ela se apresenta. A melhor atitude ainda é a prevenção e, caso seus filhos ou familiares contraiam, tudo o que se pode fazer é esperar que ele complete o ciclo viral e que seu filho esteja bem hidratado. O ciclo da DMPB geralmente leva de uma a duas semanas para ser concluído.

Sintomas

A princípio parece um resfriado comum. Dor de garganta, febre ligeira e dor no corpo, mas os sintomas mais graves progridem rapidamente. Feridas dolorosas surgem em torno da boca e um tipo de erupção vermelha nas palmas das mãos e solas dos pés logo aparecem. Essa erupção também pode se espalhar para os cotovelos, joelhos, nádegas e áreas genitais.

Advertisement

Como se dá o contágio

O vírus é transmitido através da saliva, muco, lesões da pele e fezes. Tosse, espirros, salivação excessiva e contato próximo podem propagar a doença. Abraçar um indivíduo infectado ou tocar uma maçaneta de porta infectada, por exemplo, e, em seguida, colocar a mão na boca ou nos olhos aumenta drasticamente as chances de contrair a DMPB.

O que os pais devem fazer

Por enquanto, é ainda um problema isolado na Flórida e Nova Jersey, porém, com o grande número de brasileiros que vivem nestas cidades, o melhor é evitar o contato com quem chegou de lá recentemente. Caso viva na região, ou conviva com alguém que esteja vindo dos EUA, tome cuidados e explique ao recém-chegado o motivo de suas preocupações. Lavem sempre as mãos e caso alguém na família apresente sintomas de resfriado, mantenha a pessoa em casa. Se forem as crianças, não as leve à escola e nem para creches até ter certeza de que não é DMPB. Caso o diagnóstico médico dê positivo, lembre-se da importância de manter seu filho bem hidratado. Comer e beber pode ser difícil devido às lesões de boca. Não entre em pânico, afinal é uma virose, que embora grave é plenamente tratável.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Hand, foot and mouth disease is breaking out; here’s how to protect your child.

Toma un momento para compartir ...

Kelsey Robertson

Kelsey is a student at Brigham Young University studying to broaden her horizons through the written word. She loves the outdoors, family, car washes and punny witticisms.