Seus sogros são um fardo pesado demais para suportar?

Uma das coisas mais difíceis no casamento pode ser lidar com os pais de seu cônjuge. Eles cuidaram dele ou dela por pelo menos 18 anos e por isso têm interesses genuínos no que acontece com o filho ou a filha deles. Isso com...

Beau Sorensen

Uma das coisas mais difíceis no casamento pode ser lidar com os pais de seu cônjuge. Eles cuidaram dele ou dela por pelo menos 18 anos e por isso têm interesses genuínos no que acontece com o filho ou a filha deles. Isso com frequência faz com que ultrapassem certos limites e acabem se envolvendo demais no seu casamento, que deem conselhos sem que sejam solicitados e exijam mais tempo e energia do que você queira despender. No entanto, descobrimos que ao lidar com esses problemas com destreza, você pode criar um relacionamento que trará benefícios para seu casamento em vez de trazer ainda mais problemas.

Comunique-se

Em primeiro lugar, converse com seu cônjuge sobre como você deseja lidar com seus sogros. Lembre-se de que está lidando com os pais de sua mulher ou de seu marido e, portanto, você deve conversar primeiro com o filho ou a filha deles. Às vezes, eles gostam do estilo mais direto que é típico de ser usado com os sogros, mas podem também querer ficar de fora. Seja o que for, antes de tomar qualquer atitude, tenha certeza de que tem o aval de sua esposa ou de seu marido.

Identifique os pontos mais difíceis

Segundo, identifique os pontos mais contundentes. O que torna o relacionamento com seu sogro e sua sogra mais difícil? É o dinheiro? São os feriados? É o fato de eles estarem sempre dizendo como você deve agir como pai ou mãe? São várias coisas juntas? Descubra o que causa o atrito entre vocês (um indicativo de que algo lhe incomoda é quando você sente o desejo de brigar ou discutir ao conversar com eles sobre determinado assunto) e diga a eles quais são seus planos como família (sua família com seu cônjuge).

Um dos pontos difíceis em nosso relacionamento com a família de Rachelle era o fato de que meus pais são divorciados e ambos se casaram novamente. Como as três famílias moram próximas uma das outras, decidimos dividir tudo igualitariamente (os rodízios nos feriados, jantares de domingo, etc.). Como a família dela é a família da “noiva”, eles acharam que tinham de ficar com a metade de tudo e a minha família, com a outra metade. Eles NÃO gostaram de ser os “terceiros” ou ficar com um terço. Isso causou muita ansiedade por muitos anos e de vez em quando ainda é motivo de discussão. Uma das coisas que decidimos como casal foi que não teríamos mais os jantares de domingo com todos eles, porque isso estava causando muita ansiedade e que procuraríamos estar com eles em outras ocasiões durante o mês.

Fale a respeito

Em seguida, converse com seus sogros. Parece fácil, mas é durante a conversa que tudo vai por terra. Problemas de comunicação podem ocorrer em qualquer situação, mas quando não há comunicação, os problemas são ainda maiores. Quando falar com eles, use algumas regras básicas que manterão a conversa em um nível seguro. Primeiro, não ataque – torne as coisas seguras para eles e, em troca, tudo será mais seguro para você. Demonstre sua gratidão pelo que eles têm feito por vocês. Eles foram uma grande influência na vida de seu cônjuge e, quando você reconhecer isso, eles verão que você os valoriza, mas também quer ter o seu espaço.

Advertisement

Não seja inflexível em todas as suas exigências. Assim como a imposição unilateral dos termos de paz com a Alemanha não funcionou muito bem para a França e o Reino Unido ao final da Primeira Guerra Mundial, insistir que tudo seja feito do seu modo ou nada feito é um jeito garantido de ter problemas ainda maiores. Pode haver algumas coisas que não são negociáveis, mas certifique-se de que sejam apenas as mais importantes. Acima de tudo, ouça as preocupações deles e esteja certo de ter realmente dado atenção a elas.

O silêncio destrói a confiança

Quando acontecer algo que lhe tire a confiança, fale com eles a respeito. Não deixe o relacionamento deteriorar, pois você vai manifestar suas frustrações de uma forma ou de outra; ou você conversará a respeito delas ou reagirá a elas. Se você escolher ficar em silêncio, acabará fazendo algo que terá um impacto negativo em seu relacionamento com seus sogros, levando a situação a piorar ainda mais a longo prazo.

Seja firme, mas não raivoso. Não se ire com seus sogros apenas pelo fato de eles esperarem mais do que você deseja oferecer, mas seja firme em seus limites. Diga a eles que vocês apreciam o desejo que eles têm de ajudar, de vê-los com mais frequência, etc., mas que estão agindo de tal maneira porque vocês sentem que isso é o melhor para sua família. É claro que isso é mais fácil de dizer do que fazer; mas, ainda assim, veja minha sugestão final.

Demonstre amor

Ame-os. Eles confiaram a você algo que é mais precioso para eles do que quase qualquer outra coisa. Na maior parte das vezes, eles estão tentando ajudá-lo e a seu cônjuge, e estão usando a sabedoria que acumularam durante muitos anos para fazê-lo. Algumas vezes eles estão errados, outras eles excedem os limites, mas o tempo todo eles estão se esforçando para amar você como se fosse um de seus filhos e para garantir que você cuide do filho ou da filha deles tanto quanto eles cuidaram ou até mais.

Se tudo falhar, lembre-se de que tudo o que vai volta. Um dia você será sogro ou sogra e seu genro ou sua nora estará tentando solucionar os mesmos problemas que você está tendo agora!

Advertisement

Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original Are your in-laws the outlaws?, de Beau Sorensen.

Toma un momento para compartir ...

Beau Sorensen

Beau Sorensen é o COO da First Choice Home Health & Hospice, uma compania médica em Orem, UT.