As 10 alergias mais comuns e como descobri-las
A cada dia mais pessoas sentem os sintomas da alergia. Saiba quais são os sinais que mostram que ela pode estar ocorrendo em você.
Michele Coronetti
Alergias incomodam e preocupam. Segundo este artigo, hábitos da atual época são extremamente favoráveis ao desenvolvimento desta doença. Não só a carga genética, mas o estilo de vida também tem grande culpa neste processo.
As alergias podem ser de vários tipos:
Respiratórias
Os sinais mais comuns são secreção nasal aquosa, acompanhada ou não de espirros em sequência e congestão nasal. Pode ocorrer inchaço e vermelhidão nos olhos e pele, tosse seca, falta de ar e cansaço.
1. Alergia a poeira
Uma das mais comuns é esta. É fácil descobrir que o indivíduo é alérgico porque assim que tem contato ou entra em um ambiente com muita poeira ocorrem os sinais. Difícil ser evitada, especialmente se a pessoa não tem responsabilidade sobre o ambiente que precisa frequentar. Limpeza diária e minuciosa dos locais ajudam a evitar o problema.
2. Alergia ao pólen
Especialmente comum na primavera e muito difícil de ser evitada, devido a polinização estar presente no ar livre. Manter janelas fechadas pela manhã e ao anoitecer ajuda a manter o ambiente interno livre do alérgeno. Evitar saídas ao ar livre nestes horários também.
3. Alergia a animais
Muito além do pelo animal, as partículas eliminadas da pele ou saliva dos bichinhos de estimação ficam pelo ar, entram pelas vias respiratórias e causam os sintomas. Répteis e outros animais sem pelo também causam alergias.
4. Alergia a fungos
Ambientes internos comprometidos com bolores, especialmente em locais com muita umidade acabam causando este tipo de incômodo. Limpeza dos ambientes, especialmente os mais úmidos como banheiros, cuidados com toalhas para que estejam sempre secas, retirada de lixos e limpeza de filtros e condicionadores de ar são muito importantes para evitar transtornos.
Alimentares
Os sinais podem incluir urticária e outras manifestações na pele, inchaços (especialmente lábios e garganta), problemas no trato intestinal, enjoos, além dos sintomas anafiláticos, que podem causar a morte dependendo da resposta do organismo.
5. Ovos
Mais comum em crianças que adultos, porém podendo ocorrer em qualquer ocasião da vida, a cautela na ingestão é o melhor a ser feito até que se saiba que é seguro alimentar-se com este produto.
6. Nozes, castanhas e outros frutos secos
Algumas vezes, quando processados, o pó destes alimentos se inalado também causa transtornos.
7. Frutos do mar
Testes sanguíneos podem ser realizados para comprovar a alergia a este e outros alimentos.
Cutâneas
Os sinais são vermelhidão, inchaço, erupções avermelhadas, pele seca e áspera e coceiras.
8. Dermatite atópica
Normalmente as pessoas que apresentam esta alergia têm antecedência genética alérgica. Elas também poderão apresentar, talvez não ao mesmo tempo da dermatite, rinites e outras doenças alérgicas respiratórias. Hidratação intensa nas áreas afetadas, normalmente cotovelos e joelhos, será recomendada por um especialista.
9. Dermatite de contato
Causada por um alérgeno em contato com a pele como metais em bijuterias, produtos de limpeza, substâncias nos perfumes e desodorantes ou até tecidos. Para resolver o problema, os materiais devem ser retirados do contato com a pele. Medicamentos talvez tenham que ser administrados. É importante consultar sempre um especialista para não agravar o problema.
10. Urticária
Ela pode surgir em qualquer dos outros tipos de alergia, tanto respiratórias quanto alimentares. Além disso, o frio ou calor e até exercícios físicos também podem causar este incômodo.
Encontrar alternativas saudáveis que reduzam as alergias pode ser uma boa saída para diminuir os inconvenientes sentidos por elas. Isso inclui manter uma vida equilibrada, evitar o sedentarismo, alimentar-se adequadamente e fugir do estresse.