Seu filho tem problemas na escola quando apresenta estes 5 sinais

As crianças sinalizam suas dificuldades muitas vezes através de comportamentos. Ficar atenta a estas mudanças comportamentais é essencial para ajudá-las.

Renata Finholdt

É preciso muita atenção dos pais para observar os sinais que os filhos dão quando passam por alguma dificuldade na escola.

Por imaginar que são crianças e nada de estranho ou anormal pode acontecer no período em que os pequenos estão na escola, muitos pais não se atentam e acabam permitindo com que a criança sofra sem conduzi-la a uma solução para o problema.

Ao contrário do que se possa imaginar, as crianças podem passar por dificuldades na escola sim, e o pior é que isso pode colaborar para que ela desenvolva problemas futuros.

Observar as atitudes dos pequenos é extremamente importante porque são através delas que eles sinalizam possíveis problemas.

1. Irritação repentina

É preciso entender quais são as possíveis causas desta irritação. Excesso de atividades e falta de descanso ou dificuldades de aprendizagem e relacionamento com os colegas podem ser alguns dos motivos. Na dúvida, agende uma conversa com os professores.

Advertisement

2. Não gosta de falar sobre a escola

Normalmente as crianças adoram contar sobre as coisas boas que lhes acontecem no decorrer do dia, e se a escola não estiver fazendo parte desta conversa fique atenta. Bullying ou outras dificuldades podem estar acontecendo em ambiente escolar e precisam de sua atenção.

3. Mudança de comportamento

Os pais conhecem muito bem seus filhos e percebem rápido suas mudanças de comportamento. Algumas delas, inclusive, podem estar relacionadas à hora do sono, medo de dormir sozinho ou no escuro (repentinamente) podem ter outros fatores escondidos. Tente conversar com seu filho para descobrir o que pode estar lhe afligindo.

4. Não tem vontade de ir à escola

Quando menores, as crianças adoram ir à escola porque lá vão estar próximas dos amigos e contar com momentos divertidos. Com o decorrer do tempo, elas começam a ter mais tarefas do que atividades recreativas, algo normal, mas isto por si só não justifica a falta de interesse completo em ir à escola. Se você perceber isso com certa frequência converse, investigue.

5. Reclama da professora

De um ano para o outro é comum a troca de professores no comando das turmas. As crianças inicialmente estranham, pois tiveram um ano inteirinho de contato com a outra professora e podem sentir a diferença, no entanto, se as reclamações da professora passam a ser constantes é importante ir mais a fundo e investigar o que está acontecendo em sala de aula.

Os filhos precisam e merecem a atenção dos pais de forma constante. Eles passarão por problemas e dificuldades que facilmente se resolverão se puderem contar com o auxílio de sua família.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.