6 dicas de especialistas que prometem ótimos resultados contra as olheiras

Dermatologistas e outros especialistas dão dicas que prometem resultados surpreendentes!

Erika Strassburger

Muitas pessoas convivem tranquilamente com as olheiras; outras, no entanto, consideram essas manchas marrons ou arroxeadas abaixo dos olhos, por vezes acompanhadas de inchaço, um verdadeiro pesadelo, e sonham um dia conseguir se livrar delas de uma vez por todas. Mas será que há uma solução definitiva?

Antes de tudo, é importante entender o que causa o problema. Há vários fatores relacionados ao surgimento e aumento das olheiras:

  • Hereditariedade. As olheiras podem surgir na tenra idade e são mais comuns em algumas etnias, como árabe e hindu.

  • Excesso de melanina.

  • Excesso de exposição solar.

    Advertisement
  • Hormônios.

  • Acúmulo de vasinhos sanguíneos.

  • Provocar vômito.

  • Rinite alérgica, dermatite atópica, aumento da adenoide, sinusite etc.

  • Estilo de vida desregrado, como dormir pouco ou além da conta, beber, fumar, abuso da cafeína, não beber água o suficiente.

    Advertisement
  • Anemia e imunidade baixa.

Antes de definir o tratamento, é importante identificar o que está causando a olheira. Para isso, pode ser fundamental avaliar o próprio comportamento, fazer exames de sangue para verificar se há anemia ou outras deficiências vitamínicas, ou consultar especialistas, com o otorrino – no caso de alergias ou problemas anatômicos que estão dificultando a respiração nasal – ou um dermatologista.

Embora não exista solução definitiva para acabar com as olheiras, os especialistas garantem que as dicas abaixo tendem a produzir ótimos resultados. As quatro primeiras devem ser incorporadas à sua rotina por tempo indeterminado. Entretanto, fica a critério do dermatologista ou outro especialista competente determinar os produtos e tratamentos, mencionados nos dois últimos pontos, adequados para o seu caso.

1. Compressas de chá de camomila gelado

Muitos se perguntam se a dica do chá de camomila realmente funciona. A doutora Ana Escobar garante que sim. Em seu site, ela sugere que a pessoa faça um chá com dois saquinhos para tomar e, em vez de descartar os sachês, colocá-los na geladeira. “Quando estiverem bem geladinhos, deite, relaxe, coloque uma música calma e faça compressa nos olhos com [eles]. A camomila tem um poder calmante e o ‘gelado’ promove vasoconstrição, atenuando o efeito das olheiras no rosto.”

2. Rodelas de pepino geladas

Segundo artigo publicado no Huffington Post, rodelas de pepino geladas realmente ajudam a diminuir as olheiras, inclusive o inchaço ou bolsas embaixo dos olhos. Isso acontece porque os pepinos contêm poderosos antioxidantes e flavonoides, capazes de reduzir a irritação e inflamação, e o efeito de resfriamento reduz o inchaço.

Advertisement

3. Um travesseiro extra

A dermatologista Amy Wechsler disse ao site da Oprah que dormir com um travesseiro extra – isto é, mais inclinado – pode impedir ou reduzir o inchaço embaixo dos olhos, que produz uma sombra e torna o olhar cansado e envelhecido.

4. Filtro solar específico para a região dos olhos e óculos de sol

Para evitar que as olheiras hereditárias, as causadas pelo sol ou pelo excesso de melanina piorem, é essencial o uso de filtro solar com alto fator de proteção, específico para a região dos olhos, durante o dia, tanto ao ar livre quanto dentro de casa, principalmente sob lâmpadas fluorescentes e em frente à tela do computador. Ao ar livre, os óculos de sol são uma proteção extra e fundamental. Adotar esse hábito é essencial para atingir os resultados esperados com os tratamentos prescritos.

5. Cremes à base de vitamina C, ácido Kójico, ácido fítico, ácido tioglicólico, arbutin, hidroquinona, camomila, hamamélis, tília, arnica e bardana e vitamina K1

A dermatologista Denise Steiner diz, em seu site, que essas substâncias “clareiam as olheiras, ativam a circulação e drenam os líquidos da região, evitando o inchaço.”

Alguns ácidos são indicados para as olheiras causadas pelo excesso de melanina; outros, como o tioglicólico, são indicados para olheiras causadas por microvasos. Neste caso, o sangue que corre dentro desses vasos deposita um pigmento escuro, composto de óxido de ferro, chamado hemossiderina.

6. Luz pulsada e laser

Um artigo publicado no site da revista Cláudia, menciona três tratamentos de consultório eficazes contra olheira:

Advertisement
  • Limelight – luz intensa pulsada. Indicado tanto para olheiras marrons quanto para roxas. “O calor gerado pelo aparelho destrói os pigmentos de melanina, transformando-os em micropartículas, que são reabsorvidas pelo organismo. Já os vasos, se contraem, diminuindo de tamanho.”

  • VBeam Perfecta – laser. Indicado para diminuir as olheiras arroxeadas pela contração dos vasos finos.

  • Fotona – laser. Trata os dois tipos de olheiras. A luz quebra os pigmentos de melanina e reduz o calibre dos vasos, reduzindo o depósito de hemossiderina na área.

Nenhuma dessas dicas surtirá o efeito esperado, exceto se aliadas a um estilo de vida mais saudável, que inclui abolir o fumo e a bebida alcoólica; ingerir quantidades suficientes de água; dormir de 7 horas a 8 horas por noite; aderir a uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos; reduzir o consumo de sal (que favorece o acúmulo de líquido abaixo dos olhos) e exercitar-se com frequência a fim de aliviar o estresse – o que ajudará a melhorar o aspecto da sua pele.

Para ter uma pele mais bonita e um corpo mais saudável

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.