Mentir, um hábito que pode destruir seu casamento

A maioria das pessoas mente. No casamento, isso pode ter consequências muito inesperadas e infelizes.

Luiz Higino Polito

Muitas pessoas se acostumam tanto a mentir que isso passa a ser uma coisa normal para elas. Só que a mentira pode acabar com a confiança que as pessoas têm em você, quando elas descobrirem que você mentiu para elas. E perder a confiança dos amigos e conhecidos é muito ruim. Perder a confiança do cônjuge, então, é muito mais sério, com consequências imprevisíveis.

Tipos de mentira

Podemos mentir para evitar alguma punição, mentir para obter algum proveito indevido, mentir para agradar alguém, mentir para nos autopromovermos e mentir por tantos motivos que é difícil enumerar todos.

Pós-verdade

A mentira é tão comum que uma nova palavra, pós-verdade, foi escolhida como a “palavra do ano de 2016“, pelo Dicionário Oxford, segundo uma matéria deste jornal.

A escolha dessa nova palavra (pós-verdade), tem a ver com a enorme quantidade de notícias mentirosas que foram postadas em redes sociais como se fossem notícias verdadeiras, e influenciaram a separação da Inglaterra da União Europeia, e também influenciaram a eleição deste ano nos EUA.

No casamento

Imagine agora, então, os estragos que a mentira pode provocar num relacionamento tão importante quanto é o casamento. Quando digo mentira, não estou me referindo ao fato de o marido, por exemplo, dizer que a mulher não está gorda, quando ela perguntar isso para ele, porque isso seria suicídio. Eu me refiro mais àquelas mentiras que, quando descobertas, causam a perda da confiança entre os dois.

Advertisement

Por exemplo, o marido diz que ficou até mais tarde no serviço, quando na verdade foi sair com os amigos. Ele pode até não ter feito nada de grave nesse passeio com os amigos, mas se sua esposa descobrir que ele mentiu, ficará com a pulga atrás da orelha por muito tempo, e isso abalará a confiança dela.

O mesmo vale para a esposa: se ela mente em coisas importantes, quando seu marido descobrir, a confiança ficará seriamente abalada.

Mentiras não duram para sempre

O maior engano dos mentirosos é que pensam que nunca serão descobertos. Isto é uma grande mentira, porque um dia, mesmo que demore muitos anos, a verdade quase sempre é descoberta, e os estragos inevitáveis.

Por quê? Porque quando se conta uma mentira, normalmente se precisa contar mais outra mentira para encobrir a primeira, e mais outra mentira, e mais outra, indefinidamente. Um dia “a casa cai”, porque vai ficando difícil se lembrar de todas as mentiras anteriores…

Mentirosos “profissionais”

Tem os que parecem que vivem da mentira, como muitos políticos, profissionais da propaganda, vendedores e muitos advogados. Mesmo neste caso, a verdade um dia aparece, com terríveis consequências, conforme vemos todo dia na mídia.

Advertisement

A verdade sempre é o melhor caminho

Quem fala a verdade não precisa ter medo, porque não precisará ficar inventando nada para encobrir as coisas, e nem ter medo de esquecer a mentira que contou da última vez.

No casamento, isso é mais importante ainda, porque a confiança, uma vez perdida, é muito difícil de ser reconquistada. E um casamento sem confiança entre os dois, é um casamento que pode não ter muito futuro.

Filhos

E quem tem filhos precisa ficar mais preocupado ainda se estiver acostumado a contar mentiras, porque os filhos aprendem muito com os pais. Tanto as coisas boas, como as coisas ruins.

O mentiroso

Tem até um filme de 1997, muito engraçado e muito bom sobre esse assunto, estrelado por Jim Carrey, chamado “O Mentiroso” . Vale a pena assistir, se você não o viu ainda…

Portanto, por mais difícil que possa ser, o melhor mesmo é falar sempre a verdade.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!