Especialista explica como tornar qualquer pessoa à prova de divórcio

E compartilha 7 estratégias para diminuir o risco de ver seu futuro casamento indo por água abaixo.

Erika Strassburger

Antes de pensar em tornar um casamento à prova de divórcio, é preciso tornar você mesmo à prova de divórcio. Isso é possível de alcançar através de várias medidas preventivas, e o trabalho deve começar muito antes de encontrar um pretendente.

O Ph.D em Psicologia e especialista em relacionamento, Scott M. Stanley, em uma matéria para a Psychology Today, compartilha com os solteiros 7 estratégias para diminuir o risco de ver seu futuro casamento ruir. Preste atenção:

1. Não apressar as coisas

Nos dias de hoje, é comum ver casais que acabaram de se conhecer trocando juras de amor eterno e falando em casamento. Muita calma nessa hora!

Conhecer bem uma pessoa é fundamental para não entrar numa fria, e leva um tempo considerável. Stanley aconselha: “Ao dispor de mais tempo [para conhecê-lo], você pode ver como um potencial parceiro trata os outros, responde ao estresse e lida com os conflitos com você sobre coisas importantes.” Ele ainda orienta o casal, conforme o namoro vai progredindo rumo ao casamento, a esclarecer várias coisas relacionadas a casamento, família e à vida de maneira geral.

2. Prestar atenção aos sinais de alerta

A qualquer sinal de que a pessoa seja controladora, dependente química ou apresenta qualquer comportamento abusivo, é preciso romper imediatamente. É ingenuidade pensar que o amor de vocês tornará as coisas melhores no futuro. O tempo tende a agravar a situação. “Não se case com um projeto de reforma – ou, pelo menos, não o faça até que haja grande evidência de mudança real e duradoura”, alerta.

Advertisement

3. Encontrar alguém com crenças e valores semelhantes

Determine com bastante antecedência o que você espera da pessoa com quem pretende se casar, em termos de crenças e valores, para que, quando você se deparar com uma pessoa muito atraente, a “química” não o torne temporariamente cego e mande todos os seus projetos de família pelo ralo. A química é importante, mas com uma pessoa que partilhe dos mesmos valores e crenças.

4. Encontrar alguém que esteja disposto a se sacrificar pela relação tanto quanto você

“Uma andorinha, só, não faz verão.” E remar apenas de um lado faz o barco andar em círculo. É preciso esforço mútuo para uma relação avançar. Se você perceber que está se sacrificando muito mais do que ele ou ela, este é um sinal claro de um futuro repleto de tristeza e decepções.

5. Não ceder à pressão de viver juntos antes de se casar

Muitos casais decidem coabitar antes mesmo de assumir um compromisso de ficarem juntos. Stanley diz que viver juntos antes do casamento torna mais difícil terminar o relacionamento, caso isso se faça necessário. E acrescenta: “Quando for hora de realmente se comprometer com alguém, vale a pena aceitar esse compromisso que exige fazer uma escolha para desistir de outras opções. Mas antes do tempo, muitas pessoas desistem de opções antes de fazer uma escolha real.”

6. Fazer um curso de preparação para o casamento

Esses cursos são muito úteis, principalmente se forem feitos com bastante antecedência (de preferência, muito antes do noivado). Eles costumam oferecer ótimas orientações que abrirão seus olhos para o universo do matrimônio, tratando de assuntos como amor, fidelidade, perdão, finanças, filhos, profissão etc. E abordam, inclusive, possíveis problemas como abuso, vícios e dívidas. Geralmente são ministrados por organizações religiosas.

“Em vez de fazer algo como viver juntos, que não tem praticamente nenhuma evidência de que torna os casamentos mais propensos ao sucesso, faça algo que possa orientar a sua decisão, sem, simultaneamente, tornar mais difícil um rompimento”, frisou o psicólogo.

Advertisement

7. Ter expectativas realistas em relação a um companheiro em potencial

Não exija um nível de perfeição surreal de um pretendente. “O que torna um casamento ótimo não são duas pessoas perfeitas alinhando suas vidas, mas duas pessoas imperfeitas transformadas por uma vida de compromisso e amor. Procure alguém que possa se comprometer, crescer e se sacrificar, e seja essa pessoa para o seu eventual companheiro”, finaliza Stanley.

Para mais conselhos para evitar um divórcio futuro

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.