5 passos para o casamento sobreviver às crises

As dificuldades do dia a dia podem afetar negativamente o casamento ou unir ainda mais vocês. Saiba como lendo este artigo.

5,387 views   |   56 shares
  • As dificuldades do dia a dia atingem os casamentos e, com muita frequência, fragilizam as relações. Quando os casais vivem circunstâncias difíceis, como problemas financeiros, intromissão de familiares e insatisfação pessoal, por exemplo, todas as fragilidades da relação se evidenciam. Para muitos, a crise é um caminho rápido para o divórcio. Felizmente, para outros, as dificuldades são motivo de maior união para o casal.

  • Se você e seu cônjuge estão passando por dificuldades o momento é de maior vigilância. Para o casamento sobreviver a qualquer tipo de crise estes passos são fundamentais:

  • 1. Apoiar-se mutuamente

  • Diante das adversidades é difícil manter o humor inalterado e em algum momento a irritação ou o abatimento serão mais fortemente sentidos. É então que um precisa ser o apoio efetivo do outro, revezando-se as posições. Dessa forma, vocês dois se sentirão mais fortes e unidos contra o que está afetando suas vidas.

  • 2. Evitar cobranças

  • Pode ser que as visões do problema sejam diferentes para vocês e nem sempre é possível entrar em consenso, principalmente quando os ânimos estão alterados. Cobranças e julgamentos só vão piorar tudo. Crie um momento propício e exponha a sua ideia da situação com afetividade. Isso fará com que o outro se sinta impulsionado a escutar e compreender você.

  • 3. Cultivar o espírito de equipe

  • Qual o sentido da família se não a união em favor de um objetivo? Momentos difíceis são para ser vividos juntos, cada qual cumprindo o seu papel em relação ao todo. A família deve funcionar como uma equipe amorosa onde todos colaboram para soluções eficazes. Nessa matéria a psicóloga Cleide Bartholi Guimarães pondera: "Há que se conversar com o objetivo de andar para a frente, de encontrar soluções, não apenas ficar martelando o problema de forma pessimista". A especialista é autora do livro "Até que o Dinheiro nos Separe - A Questão Financeira nos Relacionamentos".

  • 4. Perdoar

  • Pessoas em dificuldades se tornam arredias e muitas vezes não se portam de forma a reconhecer os esforços alheios. Por isso é importante que você desenvolva empatia em relação ao seu cônjuge. Compreender o ponto de vista dele é um passo importante para relevar mais e evitar que a crise afete o seu casamento. Para melhorar a convivência e se fortalecer diante das crises é fundamental o perdão recíproco.

  • Advertisement
  • 5. Manter a confiança

  • É importante ter em mente que seja qual for a luta, mesmo que pareça impossível, um dia vai passar. Não é sábio perder a esperança. Por isso vivam um dia de cada vez, dando o melhor de si e confiando que juntos serão vitoriosos. Tudo na vida tem um propósito, então orem a Deus pedindo paciência, resistência e sabedoria. Um casal que tem fé e ora junto se fortalece e vence mais facilmente qualquer adversidade.

  • Enfatizo que os passos acima precisam ser trilhados em conjunto para que as crises efetivamente não comprometam o casamento. Claro que o esforço precisa ser dos dois, mas não é inteligente esperar pelo outro, assim nada impede que um comece de forma a persuadir afetivamente o outro, certo?

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

5 passos para o casamento sobreviver às crises

As dificuldades do dia a dia podem afetar negativamente o casamento ou unir ainda mais vocês. Saiba como lendo este artigo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr