5 coisas que toda mulher que quer ter outro filho deve fazer

Você está pronta para ter outro filho? Avalie por meio dessas 5 coisas se chegou a sua hora!

Evelise Toporoski

Se vocês já experimentaram como é ter um filho, entenderam os papéis da mãe e do pai, mas sentem que a família pode ficar ainda melhor se vier mais um, pode ser que tenha chegado a hora de planejar a vinda da cegonha novamente na sua casa!

No Brasil, é comum as famílias terem mais de um filho, mas não passa muito disso! Segundo o IBGE, a média de filhos nos lares brasileiros é de 1,59. Entre os 20% mais pobres, a média é de 2,15.

Isso é uma média das famílias brasileiras, não quer dizer que você não possa ter o terceiro, quarto ou quinto filho se quiser!

Mas, é importante haver um planejamento para que este momento seja de muita felicidade para todos. Leve em consideração alguns aspectos importantes para a chegada do próximo filho, como:

1. Cuidar da saúde

Ao decidir por uma nova gestação, a mulher pode consultar seu ginecologista e pedir uma série de exames pré-concepcionais para evitar riscos para a mãe ou o bebê.

Advertisement

Alguns dos exames são hemograma, glicemia, rubéola, toxoplasmose, sífilis, HIV, HPV e outros que o especialista julgar necessário.

2. Fazer um planejamento financeiro

Ter um filho é trazer ainda mais amor para a família, mas você já deve saber como eles também trazem mais gastos. Por isso, é importante ter em mente que o orçamento vai ficar um pouco mais apertado com a chegada do novo membro da família. Vocês vão precisar abrir mão de algumas coisas e espaços da casa para ele.

Afinal, não é só quando nasce, mas pelos próximos anos mais uma “pessoinha” dependerá dos pais para sua alimentação, vestuário, educação e lazer.

3. Ter tempo

Você sabe melhor que ninguém como é bom estar presente na vida dos filhos, acompanhar seus primeiros passos, palavras e dentinhos que nascem. Para isso, é necessário passar um tempo com eles.

Um filho exige acima de tudo dedicação e tempo. Um tempo de qualidade com carinho, amor e firmeza, quando necessário. Por isso, pense em seu planejamento para o próximo filho quanto tempo vocês terão disponível para ele.

Advertisement

4. Estabilidade amorosa

A decisão de ter mais um filho tem que partir do pai e da mãe do futuro bebê. Ambos têm que estar dispostos a se amarem, respeitarem e criarem os filhos em um ambiente saudável.

Se o casal passa por problemas sérios de relacionamento, um filho não trará a solução desses problemas, mas pode gerar ainda mais conflitos. E quem mais sofrerá com esta decisão pode ainda nem ter nascido.

5. Responsabilidade e maturidade

Ter um filho é uma responsabilidade para a vida toda. Terá alguém nesse mundo que dependerá de você e de suas decisões 24 horas por dia. Tudo o que você fizer depois do nascimento dele não reflete só em sua vida, mas na dele também.

Por isso, tenha um filho para abraçar esta responsabilidade e estar pronto para receber todo o amor desse mundo de volta.

Não tenha um filho se não for para desempenhar da melhor maneira possível seu papel de mãe ou pai.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!