5 segredos para continuar casado com a mesma pessoa para sempre

Se você já é casado, sabe que isso não é coisa para sonhadores e nem para quem acha que no seu casamento vocês vão “ser felizes para sempre” sem brigas ou muito esforço por parte de ambos.

17,995 views   |   203 shares
  • Ah, os filmes tipo Branca de Neve, Gata Borralheira, Rapunzel e tantos outros, enchem de esperanças e sonhos as meninas desde que aprendem a falar. Aliás, hoje em dia, talvez até antes, com os pais, de forma temerária, dando celulares e tablets na mão de seus filhos que ainda nem sabem andar.

  • A realidade da vida

  • Muita gente já descobriu que a vida não é um conto de fadas. Talvez alguns solteiros ainda pensem assim, mas duvido que algum casado, por mais feliz que seja seu casamento, não tenha percebido que entrou num "empreendimento" de alto risco, que testará todas as habilidades que já possui, e de todas as habilidades que ainda possa desenvolver!

  • Depois de quase 40 anos de casado, e de ter visto e lido tanta coisa a respeito de casamentos felizes e infelizes, talvez eu possa dar algumas dicas úteis para quem não casou e para os que já estão casados.

  • 1. Se você ainda está namorando

  • Aproveite esse tempo mágico. Lembro com muita saudade do tempo de meu namoro: passávamos horas agradabilíssimas e depois eu levava a minha futura esposa para a casa dela. E eu ia para a minha. Nada de responsabilidades, só romantismo e muitos sonhos.

  • Muita gente diz que depois de casado você terá que fazer do seu casamento um "eterno namoro". A frase é bonita e tem seu fundamento, e no casamento você deverá se esforçar para ser tão cativante quanto no namoro, mas isso é um grande desafio, com muitas gordurinhas pelo corpo todo, ter de conseguir dinheiro suficiente para pagar as contas, trocar as fraldas, limpar a casa... Chega, para não assustar demais os candidatos a casamento.

  • E é bom casar com os pés no chão, sabendo que mais ou menos 50% dos casamentos fracassam, por várias razões. Talvez um dos dois não case com a ideia de que é "para sempre", talvez não haja amor suficiente, talvez já comecem "engravidados", talvez os dois não suportem a interferência das famílias deles, talvez sejam incompatíveis, e mais muitos talvez...

  • Mesmo assim, vale a pena casar. Tem muita coisa que só aprendemos ou temos a oportunidade de desfrutar sendo casados. É muito bom ter sempre a companhia de alguém que você ama por perto, e, se vierem filhos, virão muitas alegrias. É muito bom ter quem cuide de você quando você precise, é muito bom ter alguém com quem compartilhar seus medos, seus sonhos e seus desafios.

  • 2. Já casou? Agora você é CASADO! Lembre-se sempre disso!

  • Não tente levar uma vida como tinha quando era solteiro. Sua prioridade número um agora é seu cônjuge, que está até acima de sua família. Claro que você continuará a tratar bem sua mãe, seu pai e os outros parentes; mas, lembre-se de que seu marido ou esposa vem em primeiro lugar. Quem demora muito para aprender isso muitas vezes vê seu casamento ir para o ralo. Um sempre deve ser a prioridade do outro. Senão não vai funcionar...

  • Advertisement
  • 3. Renovação e aprimoramento pessoal

  • Ninguém consegue permanecer feliz sem que faça coisas diferentes, se renove, aprenda coisas interessantes, viaje, faça várias "luas de mel", namore (com o cônjuge) sempre que possível, passeie de mãos dadas, conversem bastante sobre tudo e sobre nada.

  • 4. Quando vierem as tempestades

  • E quando vierem as inevitáveis discórdias, brigas e discussões, sejam rápidos em pedir perdão, mesmo que os dois achem que estão com a razão. Mais importante do que ter razão, é ter paz no lar. Podem ter certeza disso.

  • 5. Não leve a vida a sério demais

  • Humor é tão importante no casamento como era no namoro. Com certeza o que impressionou a mulher e o homem foi a "alegria" e o "entusiasmo" um do outro. Muitos, depois de casados, se sentem donos um do outro e passam a se tratar de forma grosseira e sem humor nem entusiasmo no dia a dia. Isso pode ser fatal para o relacionamento. Trate o outro como gostaria de ser tratado. O homem precisa deixar os problemas do serviço fora de casa, e a mulher precisa se esforçar para não ser desagradável, mesmo depois de um dia ruim.

  • A vida é curta demais para ninharias, e muitas vezes, por ninharias, ficamos dias, semanas ou meses sem falar um com outro. Existe coisa mais ridícula?

  • O casamento é para ser uma coisa agradável, feliz, onde o companheirismo e a união dos dois permitam que filhos cresçam e também um dia sintam que vale a pena casar. Porque viram a felicidade dos pais, e querem ser felizes também.

  • Nem todas as histórias de vida terminam assim, mas pode ter certeza de que milhões de pessoas neste grande e vasto mundo aprenderam a ter um casamento feliz. Por que você não pode aprender? Talvez ainda seja tempo de você recomeçar, fazer de seu casamento uma coisa que valha realmente a pena, e não simplesmente uma carga a ser suportada.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!

Website: http://blog.higinocultural.com

5 segredos para continuar casado com a mesma pessoa para sempre

Se você já é casado, sabe que isso não é coisa para sonhadores e nem para quem acha que no seu casamento vocês vão “ser felizes para sempre” sem brigas ou muito esforço por parte de ambos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr