Casamento
    Filhos
    Superação
    Saúde

5 maneiras de construir um relacionamento saudável com o seu filho adolescente

A adolescência não precisa ser uma fase tão complicada para pais e filhos. Este artigo mostra por quê.

Suely Buriasco

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os limites cronológicos da adolescência são definidos entre os 10 e os 19 anos. A adolescência é uma fase marcada por muitas transformações que, comumente, geram conflitos entre pais e filhos.

Segundo afirma a especialista Sara Guelha nessa matéria: “O jovem desvia o interesse do mundo exterior, para se concentrar cada vez mais em si próprio. Procura diferenciar-se de tudo o resto e, por esse motivo, rompe com a autoridade, tanto dos pais como dos professores”.

Embora pareçam se distanciar, o fato é que essa é uma fase onde os filhos precisam muito dos pais. Observar alguns cuidados é essencial para manter o bom relacionamento com o seu filho adolescente:

1. Priorize estar com ele

Não se trata de quantidade, mas de qualidade no tempo junto. Tire um tempo para dedicar exclusivamente ao seu filho; um almoço ou jantar semanal, um passeio, enfim. Mostre interesse nisso e combine com ele o melhor dia e horário para ambos. O importante é que, nesses momentos, ele sinta a sua atenção e faça disso um hábito.

2. Encontre assunto

Um pai me disse, certa vez, que ficava muito incomodado por viajar duas horas toda manhã com sua filha adolescente, pois, durante todo o trajeto ela ficava de fone de ouvido e olhos fechados. Infelizmente, isso é muito comum e o pior é que, com o tempo, fica mais difícil a aproximação. Por isso procure conversar sempre, seja no carro, assistindo TV ou mesmo num encontro rápido entre os afazeres de cada um. Procure saber dos interesses de seu filho e envolva-se nesses assuntos.

Advertisement

3. Ouça mais e fale menos

Adolescentes não suportam discursos, conselhos e advertências que não acabam mais. Transforme afirmações em perguntas e ouça com atenção o que seu filho diz. Perguntas provocam a reflexão e incentivam o adolescente a perguntar também. À medida que você dá importância ao que seu filho fala, ele se torna mais receptivo a escutar a sua opinião.

LeiaComo irritar seu adolescente

4. Cultive o bom humor

Muitos pais perdem a paciência e se tornam amargos, impertinentes e chatos. Você pode ter uma vida atribulada, mas o mau humor só piora tudo, azeda a relação com seu filho e ainda influencia negativamente o humor dele. Cultivar o bom humor é essencial para uma vida saudável e consequentemente facilita os relacionamentos. Todos têm a ganhar com isso.

5. Estabeleça limites

Dois comportamentos são desastrosos no relacionamento com o adolescente: permitir tudo e não permitir nada. Regras e limites definem parâmetros e promovem maior segurança para o adolescente, mas há que se encontrar um equilíbrio. Segundo esse estudo: “Quando os pais impõem um limite rígido sem negociação, eles agem restringindo e impedindo a conduta, mas quando censuram, possibilitam que o adolescente entenda o sentido da reprovação permitindo que, futuramente, eles possam vir a reparar o erro”.

As relações entre pais e adolescentes prosperam quando são baseadas no amor e no respeito, quando todos concordam que ninguém é perfeito e é possível lidar bem com isso. Essa harmonia vale o esforço!

Leia tambémComo definir limites com seu adolescente
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Advertisement

Ideias de presentes para o Dia das Mães que vão encantar a sua

6 tradições antigas que deveríamos resgatar para sermos mais felizes

Ataque às escolas e videogames, a relação que não se confirma

Pequenos detalhes, grandes resultados

Pressão arterial: 15 maneiras naturais de controlá-la

4 problemas comuns na adolescência

Como influencia o mês de seu nascimento em sua personalidade e temperamento, segundo a ciência

Constipação: 10 remédios naturais para tratar

O déficit de atenção de uma criança pode estar relacionado à idade da mãe, segundo um estudo

3 maneiras de fazer bullying com seus filhos

Los Artículos Más Buscados

  1. 240 nomes COMPOSTOS – clássicos e modernos – para meninos e meninas
  2. 30 dinâmicas e brincadeiras para crianças e jovens
  3. 6 remédios que podem lhe matar (você tem eles dentro de sua casa)
  4. 11 brincadeiras para divertir os adolescentes
  5. Desafio dos 40 dias: Casamento à Prova de Fogo
  6. 8 coisas que os homens SÓ fazem com a mulher que amam
  7. 5 sinais de que seu marido não lhe ama mais
  8. 7 métodos supereficazes e caseiros para saber se você está grávida agora, sem gastar dinheiro em um teste
  9. Dor na região do útero: 5 sinais de que algo não vai bem
  10. Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis
Advertisement
Facebook
Seguir
18,235,315
Twitter
Seguir
3,881,246
Pinterest
Seguir
491,879
Instagram
Seguir
52,600
YouTube
Seguir
35,503
RSS Patrocinadores Términos de uso Privacidad Não Vender Meus Dados Diretrizes da Comunidade Patrocinadores Anuncie PKV DominoQQ BandarQQ Judi Bola

Familia.com.br não fornece aconselhamento financeiro, legal ou médico. Por favor, consulte um profissional. Veja informações adicionais

© 2025 Copyright Familia. Todos os direitos reservados

Close Ad