6 lições inspiradas na tragédia de Chapecó

A vida nos surpreende, nos alerta, mas acima de tudo, nos traz ensinamentos preciosos.

Suely Buriasco

O Brasil viveu uma semana de grande tristeza com o acidente que vitimou 71 pessoas no voo fretado pela Chapecoense, time de futebol da cidade de Chapecó, em Santa Catarina. O mundo se solidarizou e se juntou aos brasileiros em respeito à dor dos familiares e todos os envolvidos nessa tragédia, como mostra essa matéria.

Passado o choque, a palavra que mais se ouve é “recomeço” e não faltam lições que inspiram a vontade de nos tornarmos pessoas melhores. Colhi algumas das muitas mensagens sobre o assunto:

1. A vida é um sopro

Esta frase correu nas redes sociais lembrando a fragilidade da vida e a finitude humana. Muitos discorreram sobre a verdade de não sabermos qual o momento do fim e o quanto é preciso valorizar o que realmente é importante para a nossa felicidade.

Advertisement

2. Ame e demonstre seus sentimentos

Muitas pessoas acreditam que não precisam falar de seu amor, mas esse é um grande erro. Fale de seus sentimentos, manifeste o seu afeto enquanto há tempo. Minha tia Mafalda lembrou a frase do vô Arthur: “Sempre se despeça dos seus com carinho, você não sabe se voltará a vê-lo nessa vida”.

3. É preciso viver o luto

Todas as homenagens prestadas às vítimas desde a Colômbia, que por sinal deu grande lição de solidariedade, até Chapecó e demais cidades foram imprescindíveis para a efetivação do sentimento do luto. Segundo escreveu essa especialista: “É fundamental que esse processo de enlutamento seja vivenciado até que ele seja superado para que a dor da perda não fique reprimida e se manifeste posteriormente como algum outro sintoma”.

4. “A dor e a morte igualam as pessoas”

Frase da minha amiga, Lucilene, inspirada no movimento pacífico dos clubes de futebol, lembrando que a rivalidade é só no jogo, pois, no fundo, o importante é jogar. Quantas vezes competimos com familiares, amigos ou colegas de trabalho sem pensar que sofreríamos muito se algo de ruim acontecesse com eles? Em sã consciência não queremos o mal de ninguém, então, competir por quê?

5. Considerar a dor do outro alivia a própria dor

Grande lição nos deu a mãe do goleiro Danilo Padilha, morto no acidente, que ao ser entrevistada pergunta pela dor do repórter que perdeu vários colegas e pede para abraçá-lo. O vídeo é muito emocionante e mostra o quanto é possível lidar com a própria dor sendo solidário.

Lembrando Clarice Lispector: “Um amigo me chamou para cuidar da dor dele, guardei a minha no bolso. E fui”.

Advertisement

6. A gratidão e a fé fortalecem quem sofre

Muitos familiares das vítimas falaram da fé para superar tamanha perda. Sem dúvida a fé não diminui a dor, mas ajuda a suportá-la sem desespero, além de ser fundamental para a superação. Também pudemos testemunhar pessoas agradecendo a Deus pelo tempo que viveram com seus afetos que ora partiram. Lindas demonstrações de fé e gratidão são lições preciosas que o triste episódio nos deixou.

Ainda é muito cedo, corações sangram e lágrimas escorrem sem controle nas faces sofridas dos familiares e amigos das vítimas. Mas, com o tempo, a dor vai amenizar e a vida vai encontrar novo equilíbrio. Claro que nada mais será como antes, entretanto, novas oportunidades virão e novo ciclo se iniciará para todos. O que fica são os exemplos, a lembrança e a saudade que também são grandes lições para que procuremos nos tornar seres humanos mais dignos, afetuosos e solidários.

Somemos vibrações de luz para todos os que sofrem!

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.