Carboidrato é mesmo o vilão? 5 alternativas saudáveis

Os carboidratos são importantes para nossa nutrição, mas também podem ser responsáveis pelo aumento de peso. Então, como escolhê-los?

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  • Quando o assunto é dieta e emagrecimento os carboidratos são, na maioria das vezes, os primeiros alimentos a serem cortados do cardápio.

  • De fato, alguns carboidratos possuem grande quantidade calórica e podem contribuir para o aumento de peso, no entanto, é importante lembrar que os carboidratos também são responsáveis pela energia que precisamos para nos mantermos vivos e animados.

  • A Associação Brasileira de Nutrição recomenda que sessenta por cento das calorias que ingerimos seja de carboidratos. Isso vem ressaltar a importância do consumo inteligente de carboidratos para nos mantermos saudáveis e ativos.

  • Há dois tipos diferentes de carboidratos: Os simples e os complexos.

  • Os carboidratos simples são aqueles que fornecem energia rapidamente e por isso têm um alto índice glicêmico. Esses carboidratos, quando ingeridos, precisam ser queimados rapidamente através de exercícios para que não se transformem nas indesejáveis gorduras localizadas. Por tudo isso, este tipo de carboidrato é indicado para quem precisa rapidamente de energia, os atletas por exemplo.

  • Já os carboidratos conhecidos como complexos, quando ingeridos, liberam energia aos poucos, proporcionando por mais tempo a sensação de saciedade, por isso são recomendados para manter o peso ou em dietas de emagrecimento.

  • Por tudo isso, não há como generalizar os carboidratos como os vilões da dieta. Eles são importantes e devemos consumi-los adequadamente.

  • Arroz integral

  • Este grão é classificado como carboidrato complexo e pode fazer parte de seu cardápio diariamente. Seu preparo exige um tempo maior de cozimento, mas em compensação é um alimento rico em nutrientes.

  • Brócolis

  • Um dos alimentos mais ricos em nutrientes, o brócolis também faz parte da família dos carboidratos complexos. Pode ser incluído em várias receitas, de saladas a refogados.

  • Farinhas integrais

  • Uma boa substituição para a farinha branca, tão comum em nossos lares. A farinha integral pode ser utilizada no preparo de pães e incluída facilmente no desjejum da família.

  • Ervilha

  • Outro grão que facilmente pode ser incluso em seu cardápio e que pode ser encontrado, normalmente, durante todo o ano.

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  • Macarrão integral

  • Substituir o macarrão feito com farinha branca por este integral pode acabar com aquela fama de que após uma macarronada a fome aparece em poucas horas, pois ele também pertence à família dos carboidratos complexos.

  • Uma boa alimentação é a base para uma vida saudável e livre de doenças. Procure incluir os carboidratos complexos em seu cardápio e viva com mais saúde.

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Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

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