Algumas mulheres têm mais chances de ter melasma. Quais são as causas e tratamentos?

As manchas escuras nos dois lados de seu rosto de forma simétrica têm nome e podem ser tratadas. Leia este artigo e você verá como é possível removê-las de sua face.

Roberta Preto

Há alguns dias, uma pessoa querida me procurou e perguntou-me se eu poderia ajudá-la com seu problema no rosto. Ela é muito bonita, porém, sente-se incomodada com as manchas que surgiram na sua face durante a gravidez de seu filho que hoje está com 12 anos. Apesar de ter tentado muitos cremes, nada pareceu resolver seu problema.

Percebi nela que sua autoestima estava baixa por causa das manchas. E por mais que sua família e amigos dissessem o quanto ela era formosa, sempre que ela se olhava no espelho sentia-se diminuída, pois as manchas a impediam de se ver como ela realmente é.

Eu não fazia ideia do problema dela, nem como direcioná-la. Eu até tive contato com outras pessoas que também se sentiam incomodadas com os mesmos tipos de manchas, então, eu a aconselhei como fiz com os outros conhecidos que me procuraram: pedi que buscassem um dermatologista, porque ele era a pessoa mais indicada para orientar e ajudar nesta circunstância.

Hoje, meus conhecidos sentem-se felizes ao se olharem no espelho e se verem lindos e limpos daquelas manchas que tanto os incomodaram, assim sendo, também espero o mesmo para esta pessoa querida.

De acordo com os sites SBD e Minha Vida, melasma são manchas escuras que aparecem na pele, geralmente elas surgem no rosto com formatos irregulares e, normalmente, de forma simétrica, ou seja, as manchas serão iguais dos dois lados da face.

Advertisement

Às vezes, essas manchas surgem nos braços e colo, elas possuem um determinado padrão que pode ser definido em três tipos: Malar (maçãs do rosto), centrofacial (testa, bochechas, buço, nariz e queixo) e o mandibular que são as outras partes do corpo que ela pode aparecer.

Tal problema ocorre mais em mulheres entre 20 e 50 anos, todavia, apesar de ser muito raro, há casos de aparecimento em homens também.

Os sintomas de melasma podem ser identificados da seguinte forma: escurecimento da pele, principalmente, no rosto.

Causas

Algumas manchas aparecem durante a gravidez, já outras com o uso de determinados medicamentos e anticoncepcionais. Também há problemas relacionados à predisposição genética, mudanças hormonais e doenças do tipo hepatopatias.

Há diversos fatores, como citado acima, e não se sabe ao certo quais motivos levam o surgimento destas manchas, no entanto, estudos apontam principalmente a luz solar.

Advertisement

Tratamento

Há diversos tratamentos que podem ser indicados pelo dermatologista como: cremes clareadores, peelings, lazer e luz intensa pulsada. Também vale ressaltar a proteção contra os raios ultravioletas e a luz visível. O uso de protetor solar com FPS mínimo de 30 é fundamental.

É muito importante que seja evitado o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para clareamento.

O tratamento contra o melasma é diverso e varia de pessoa para pessoa. O mesmo sucede aos resultados deste tratamento, para alguns as manchas podem desaparecer mais rápido, já outros o tratamento pode ser mais lento e, infelizmente, há aqueles que as manchas podem retornar, por se tratar de uma doença crônica.

Lembre-se: O melhor tratamento é a busca imediata de um especialista no assunto, ou seja, o dermatologista, esse é o profissional ideal para ajudar a solucionar este problema.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.