3 tradições natalinas que sua família precisa

Está na hora de desejarmos muito mais, na época do Natal, do que reunir a família para encher a barriga e colocar as fofocas em dia.

Erika Strassburger

Que tal adotar tradições significativas, que façam sentido e os elevem como cristãos? Abaixo estão três tradições que farão grande diferença na sua vida e na de sua família:

1. Convidar o aniversariante, que é Cristo, para os seus lares

O Natal é, provavelmente, a única festa de aniversário do mundo para a qual o aniversariante, na maioria das vezes, não é convidado. É preciso passar a considerar o Natal muito mais do que apenas uma tradição familiar, mas um evento de extrema importância para a humanidade, centrado no seu personagem principal, que é Jesus Cristo.

De que forma podemos convidar o Salvador para o nosso lar?

  • Colocando hinos de Natal genuínos, e não aqueles que falam sobre Papai Noel, para tocar.

  • Lendo nas escrituras sagradas, com a família, histórias relacionadas à Natividade e profecias a respeito do nascimento do Salvador. É algo que pode ser feito durante todo o mês de dezembro.

    Advertisement
  • Assistindo a vídeos de Natal. O Youtube está repleto de lindos vídeos espirituais que falam sobre o nascimento e a vida de Jesus.

  • Fazendo orações de agradecimento por tudo o que o Senhor se dispôs a fazer por cada um, em particular, ao oferecer-se para nascer nesta terra nas condições mais humildes e se sacrificar por nós.

2. Dar um presente aceitável ao Salvador

Presentear é uma tradição no Natal, dificilmente deixamos nossos entes queridos de fora da nossa lista de presentes. Mas o que poderíamos ofertar ao aniversariante? Abaixo estão algumas ideias:

  • Conceder perdão àquele que nos magoou.

  • Pedir perdão a quem magoamos.

    Advertisement
  • Doar alimento, roupas, medicamentos ou ajudar de qualquer outra maneira a atender às necessidades de alguma pessoa materialmente desafortunada.

  • Dedicar nosso tempo e atenção a uma pessoa solitária.

  • Orar por aqueles que estão passando por momentos difíceis.

  • Pedir perdão a Deus pelos erros cometidos.

  • Comprometer-se em levar uma vida mais correta em vários aspectos, seguindo o Senhor e servindo-O da melhor maneira possível.

    Advertisement

3. Um encontro familiar harmonioso e feliz

Uma das melhores coisas dessa época do ano é reunir aqueles que amamos. Mas, quando as reuniões em família são regadas a discussões e brigas, todo o propósito do Natal vai por água abaixo. Não é incomum ver irmãos brigando entre si, noras e sogras revirando os olhos ou pessoas “menos queridas” da família sendo deixadas de lado. Se isso acontece na sua família, está na hora de mudar as coisas, caso contrário, vocês jamais conseguirão experimentar o verdadeiro espírito de Natal.

Você pode:

  • Abraçar cada membro da sua família e dizer que o ama.

  • Sorrir mais, ser gentil e amável com todos.

  • Envolver os mais tímidos.

    Advertisement
  • Resolver questões familiares em outra ocasião e somente com os interessados.

  • Substituir a fofoca por elogios, ressaltando o que há de positivo nas pessoas, em vez de se concentrar nas suas falhas.

A maioria dessas coisas pode – e deve – ser feita o ano inteiro. São coisas que nos aproximam do Senhor e de nossa família, e traz aquele sentimento indescritível de paz, que somente nosso Salvador Jesus Cristo pode nos proporcionar. “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não a dou a vós como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27)

Para encontrar lindos hinos e canções natalinas

Para uma reflexão mais profunda sobre o Natal

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.