Como investir em si mesmo

Nove maneiras de investir em si mesmo e progredir na vida.

4,466 views   |   11 shares
  • Sempre gostei muito de filosofia. Aprendi muito lendo, e um dia algo me chamou atenção na célebre frase: “Conhece-te a ti mesmo” de Sócrates. Confesso que até hoje busco me conhecer, e me conhecendo enriqueço minha vida de alegrias aumentando minha felicidade.

  • No mundo moderno temos de estar sempre à frente. Certa vez fui para uma entrevista de emprego e percebi que todos tinham as mesmas qualificações que eu possuía. Porém, quando fui entrevistada, o recrutador comentou que meu diferencial me fez ficar com aquela vaga. Fiquei curiosa e ele mencionou minha sinceridade.

  • Fiquei pensativa a respeito, e por isso sei que devemos nos preocupar com as qualificações profissionais, mas investir em si mesmo é muito importante também.

  • Como fazer isso? Citarei alguns passos:

    1. Estudar, ler bons livros, esforçar-se para ter uma boa formação intelectual.

    2. Buscar ter uma profissão e não uma coleção de certificados.

    3. Realizar nossas tarefas da melhor maneira possível e dedicar-nos, aperfeiçoar-nos, estar sempre fazendo cursos na área que escolhemos.

    4. Fazer o que gosta e que lhe dê satisfação em executar. Lembre-se que dinheiro é a conseqüência do seu trabalho e não a razão dele.

    5. Ter tempo para lazer, pois nosso corpo necessita relaxar. Isso também é investir em si mesmo, ou seja, na sua saúde mental e física.

    6. Fazer exercícios físicos, ter um tempo na semana para aliviar o corpo das tensões da rotina em que se vive.

    7. Aprender a tocar um instrumento. Isso ajuda no desenvolvimento mental e na concentração. Música é uma ótima terapia para nos conhecermos e investirmos mais em nós mesmos.

    8. Muitas vezes os mais jovens têm dificuldade de saber a que se dedicar, nesse caso um teste vocacional é bem vindo.

    9. Verificar suas habilidades e o que gosta de fazer, isso o ajudará a ter êxito em sua vida.

  • A felicidade já nasce dentro de nós, porém podemos nos tornar infelizes se não fazemos o que nos proporciona bem estar. Essa é a fórmula para saber se estou investindo corretamente em qualquer área. Vou ao trabalho ou escola com alegria ou vou por obrigação? Saio com aquela pessoa, mas ela me faz sorrir? Sinto-me alegre? Há satisfação? Fazendo internamente essas pequenas perguntas é como ter um termômetro entre o caminho certo ou errado. É preciso saber se o caminho escolhindo o levará a ter alegria em todas as áreas de sua vida ou a se sentir fracassado.

  • Advertisement
  • Nunca é tarde para estudar. Tive o privilégio de ensinar senhoras de idade avançada que não sabiam ler e hoje uma em especial já se formou na faculdade. Ela não estudou porque queria o emprego dos sonhos, pois ela já é aposentada. Mas ela se esforçou porque não teve oportunidade. Aproveito a oportunidade para escrever aos jovens que passaram dos 50 anos. Nunca é tarde para investir em si mesmo pois essa vida não acaba com a morte, o que vivemos aqui é só um pedacinho de um grande universo. Há muito que ensinar e aprender, só envelhece aquele que não alimenta a sua alma e nunca amadurece aquele que não enriquece seu viver!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.

Como investir em si mesmo

Nove maneiras de investir em si mesmo e progredir na vida.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr