12 dicas que podem salvar sua família de um colapso financeiro em 2017

As notícias não mentem, são apenas um ALERTA de que vocês precisam se preparar. Aqui estão 12 dicas para salvar sua família!

Erika Strassburger

O momento crítico que nosso país está enfrentando tem trazido cada vez mais incertezas e insegurança com relação ao futuro. O economista Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central, foi bem realista ao definir como “sem saída” a situação econômica do Brasil para 2017, em seu discurso proferido em um evento recente promovido pela Ordem dos Economistas do Brasil. Loyola chamou atenção para alguns pontos cruciais, como a recessão, uma das mais graves e duradouras dos últimos tempos; a atual conjuntura política, que contribui para que as perspectivas não sejam as melhores (bem longe disso!); e o cenário econômico mundial recheado de incertezas, nada favorável aos países emergentes como o nosso. Então, precisamos estar preparados para o que está por vir.

Até as coisas se acalmarem – afinal, não podemos perder a esperança de que isso aconteça – é melhor tomar essas 12 medidas emergenciais – ou, pelo menos, a maioria delas – para proteger sua família de um colapso financeiro.

1. Não contraia dívidas

Não é bom fazer contas para pagar ao longo do próximo ano porque, para a maioria de nós, infelizmente, não há garantia de estabilidade no trabalho, nem mesmo de receber o salário em dia.

2. Cancele o limite do seu cheque especial

Nunca, durante o Plano Real, os juros do cheque especial estiveram tão altos como nesses últimos meses. Mais de 13% ao mês, o que corresponde a mais de 300% ao ano, os juros mais elevados do mundo. Enquanto sua conta tiver limite, a tentação de usá-lo será enorme. Opte por uma conta simples e você não irá se arrepender.

3. Quebre seus cartões de créditos extras

Se você consegue se controlar nos gastos, tenha apenas um cartão de crédito, o que é o suficiente e mais fácil de administrar. Mas se é descontrolado financeiramente, é melhor não ter nenhum.

Advertisement

4. Reserve dinheiro

Guarde cada 10, 50 ou 100 Reais que sobrarem. Faça com que sobre dinheiro, colocando as demais dicas em prática. Parte dele você reserva (ou investe, dependendo da quantia) e a outra parte você faz o que for sugerido no próximo ponto.

5. Estoque alimentos e itens de primeira necessidade

Aproveite a safra dos alimentos que estão mais baratos e compre-os em grande quantidade. Quando trocar a estação (ou se houver imprevistos climáticos), muitos poderão triplicar de preço, e você economizará muito, não tendo que comprá-los por preços absurdos.

O artigo abaixo ensina uma técnica de armazenamento em garrafas pet que fará seu arroz, feijão, massa e outros alimentos durarem por cerca de dois anos.

6. Continue com seu carro usado

Resista à tentação de comprar aquele carro zero ou semiusado com prestações mensais de “apenas 599 Reais” quando o seu carro usado quitado está em boas condições. Ter essa quantia no bolso todos os meses pode evitar que sua família passe necessidade.

7. Troque o carro pelo pedal, transporte público ou carona solidária

Com o preço que o combustível está, muitas vezes é inviável tirar o carro da garagem para ir ao trabalho. Dependendo da distância a ser percorrida, a bike pode ser a solução mais barata (Saudável certamente é!). Senão, calcule se é mais viável pegar transporte público ou participar de caronas compartilhadas. Há vários aplicativos de carona solidária para smartphone, baixe um que atenda a sua região.

Advertisement

8. Corte os supérfluos

Cada 50 Reais que você deixar de gastar em uma peça de roupa ou acessório representa 50 Reais a mais para reservar para uma emergência ou para comprar alimento para estocar. Já pensou quanto alimento você pode comprar com esse valor?

9. Estabeleça estratégias para prevenir doenças

Quando meus filhos estão com preguiça de escovar os dentes antes de dormir, eu sempre menciono a terrível dor de dente, o preço absurdo dos tratamentos dentários e o fato de as meninas preferirem os rapazes com dentes brancos e brilhantes. E não é que funciona! Encontre estratégias que protegerão sua família de doenças, como passar a ingerir uma alimentação mais saudável, inserir mais atividades e exercícios físicos na rotina da família. Aliás, isso dá uma ideia para o próximo ponto.

10. Desliguem os aparelhos eletrônicos e vão dar uma volta

Uma ou duas horas de computadores, TVs e outros aparelhos eletrônicos desligados podem representar grande economia na energia elétrica da residência, e, como foi dito no ponto anterior, poderá evitar gastos desnecessários para tratar a saúde.

Abaixo estão outras estratégias para reduzir a conta da água, da luz e fazer outras economias dentro de casa:

11. Renegocie as dívidas e limpe o seu nome

Seja qual for a dívida – especialmente as com os bancos e financeiras – ela não pode simplesmente ser deixada de lado, como se estivesse hibernando ou como se não existisse. É preciso conversar com o credor, renegociar os juros (uma boa negociação pode resultar na redução drástica dos juros). Manter seu nome limpo pode representar a sobrevivência de sua família em épocas de crise.

Advertisement

12. Busque a autossuficiência financeira

Em épocas de crise intensa, é fácil perder o emprego ou ter a renda reduzida, mas ainda há saías para se tornar autossuficiente, ou seja, depender apenas de sua renda familiar para a sua sobrevivência de sua família.

Se a renda da família não é suficiente para sustentar seu lar, está na hora de buscar uma promoção – isso pode significar voltar a estudar ou fazer cursos de capacitação, ou se tornar um empreendedor ou microempreendedor individual. Uma ideia simples é listar suas melhores aptidões e encontrar um meio de ganhar dinheiro em um negócio próprio, fazendo o que mais gosta. O site do SEBRAE poderá ajudá-lo.

O que temos visto diariamente nos noticiários serve de alerta para todos nós. Está claro que precisamos começar a nos preparar. Torçamos e oremos para que a situação não se agrave ainda mais, e trabalhemos para assegurar que, pelo menos, a nossa própria família seja preservada nesses dias difíceis.

Para entender um pouco mais por que é tão importante estocar alimento

Para descobrir como fazer “milagre” com uma renda baixa

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.