4 coisas que você não deve falar no início do casamento

Alianças não são algemas e mágoas podem matar o amor. Ele precisa ser cuidado e alimentado dia após dia com palavras e atos positivos.

3,386 views   |   12 shares
  • A trajetória até o altar contemplou bons e maus momentos. E não é por que as escovas de dentes finalmente estão juntas que o casal pode falar coisas sem pensar. Alianças não são algemas e mágoas podem matar o amor. Ele precisa ser cuidado e alimentado dia após dia com palavras e atos positivos.

  • Algumas coisas faladas por casais recém-casados podem causar profundas feridas. É comum que o cônjuge atingido não esboce reação temendo quebrar precocemente o encanto da união, mas que fique extremamente machucado e guarde sua decepção, a qual normalmente volta à tona depois de algum tempo juntos. Outras situações podem incluir brigas sérias com afastamento do casal. Isso poderia ser evitado simplesmente tomando o devido cuidado com as palavras e controlando sentimentos negativos.

  • 1. Eu estava melhor antes

  • Provavelmente é uma frase cheia de verdades e reflexões, mas que deve ser evitada em qualquer circunstância. Ela pode ser guardada no coração do cônjuge decepcionado e avaliada novamente depois de um tempo maior juntos. Ao ouvir o cônjuge expressar a sinceridade desta frase, um sentimento muito negativo o invade, ele se sente impotente e desprezado, a pior pessoa do mundo. E muito provavelmente ele esteja sentindo a mesma coisa e frequentemente pondera que sua vida antes do casamento era muito melhor. Cada um precisa estar preparado para os desafios do casamento, porque começar uma nova vida ao lado de uma pessoa que não tem os mesmos hábitos e rotinas é difícil sempre. Cuidar de casa, trabalhar, deixar de sair tão frequentemente contrastam muito com a vida na casa dos pais, onde a preocupação era quase nula e a diversão muito maior. A boa notícia é que o ser humano possui uma capacidade de adaptação muito grande e logo conseguirá superar este sentimento ruim.

  • 2. Bem que meus pais me avisaram

  • Os pais possuem uma visão de pelo menos duas décadas a mais e enxergam muitas coisas que seus filhos, ainda mais por estarem apaixonados, não conseguem. Mas se os conselhos não foram ouvidos antes do casamento, compartilhar estas coisas com o cônjuge não mudará nada. Um sábio conselho determina: "Antes de se casar, abra bem os olhos. Depois, feche um pouco". Compartilhar com o cônjuge o descontentamento dos pais antes mesmo do casamento apenas criará receios e inimizades.

  • Advertisement
  • 3. Você não parecia tão gordo

  • Frases ditas com a melhor das intenções a respeito do físico do cônjuge devem ser evitadas ao máximo. Isso pode causar um profundo abalo na autoestima alheia. Pior ainda quando revidado, o que lembra um ditado muito sábio: "Quem fala o que quer, ouve o que não quer". Mudanças corporais são muito comuns ao longo dos tempos, a pessoa se casando ou não. É preciso aceitar tanto a forma pessoal quanto a alheia. Se a preocupação for com a saúde e bem-estar do cônjuge, uma tática muito mais eficaz pode ser realizada que é a do primeiro passo, ou seja, o cônjuge que tem este pensamento a respeito do outro inicia uma mudança alimentar, a prática de exercícios físicos e convida o companheiro a o acompanhar, além de ser um exemplo. Importante lembrar que esta frase não precisa ser dita, ou seja, o cônjuge sente a frase através do olhar de reprovação.

  • 4. Acho que será melhor você trocar de emprego/profissão

  • Cada pessoa executa o que está dentro de suas possibilidades. É claro que sempre há espaço para aprimoramentos e crescimento profissional, mas interferir na escolha do cônjuge não soa bem. Se as contas não estão conseguindo ser pagas, outras formas de renda podem ser buscadas, economias no lar e plano para o futuro também podem ser concordados entre o casal. Ouvir o que o cônjuge tem a dizer sobre seus sonhos profissionais pode aliviar a preocupação com ganhar pouco para sempre. Respeitar suas escolhas é muito importante.

  • Aproveitar para aprender com um casamento que se inicia, superando as expectativas errôneas e entendendo a realidade, fará bem para ambos. O crescimento mútuo poderá ajudar em todas as áreas individuais, aprimorando a visão profissional, aumentando a maturidade e tornando ambos mais felizes ao perceberem que, apesar das dificuldades eminentes, só tem a ganhar permanecendo juntos e vencendo cada pensamento negativo.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

4 coisas que você não deve falar no início do casamento

Alianças não são algemas e mágoas podem matar o amor. Ele precisa ser cuidado e alimentado dia após dia com palavras e atos positivos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr