Salmo 23: A ajuda que vem do Alto

Para quem acredita em Deus, e mesmo para os ateus, os Salmos podem trazer grande benefício. Para uns, conforto e consolação; e para outros, força para enfrentar os desafios da vida.

Luiz Higino Polito

Todos os que são religiosos conhecem e já sentiram o conforto que os Salmos trazem, principalmente o Salmo 23. Para os ateus, os Salmos também podem fazer bem, mesmo que seja como um tipo de autossugestão.

O Salmo mais conhecido

O Salmo 23 começa afirmando: “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará”. Essas palavras têm o poder de fortalecer – e já fortaleceram – um grande número de pessoas que passaram ou passam por dificuldades. São palavras que devem ser lembradas sempre e repetidas muitas vezes por todos nós, diariamente, para que fiquem para sempre gravadas em nossa mente e coração.

Jesus confirmou essa afirmação do Salmo 23, quando disse: “Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã” (Mat.6:34), porque Jesus sabia que a vida não é como um barco sem rumo, mas sim que tem Alguém muito poderoso que é capaz de prover o mínimo necessário para todos os que demonstrarem fé. Até os gurus de autoajuda são enfáticos em dizer que o Universo conspira a nosso favor, se não formos negativos ou pessimistas, mas acreditarmos que as coisas vão dar certo e de que nós seremos capazes de conseguir atingir nossos objetivos.

O Salmo 23 continua

“Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.”

Depois de dizer estas palavras, o Salmista faz uma afirmação que é compreendida por todos aqueles que já passaram por dificuldades quase impossíveis de serem suportardas. Seja por causa de alguma doença séria, ou luto por algum parente muito querido ou por qualquer outra tragédia pessoal, as seguintes palavras soam com muita força e consolação:

Advertisement

“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”

Sabermos que tem Alguém poderoso (se formos religiosos), ou mesmo que o Universo ou o cérebro humano tem alguma força capaz de sustentar os que sofrem (no caso dos ateus), realmente pode trazer muito alívio.

Eu acredito

num Ser que nos conhece melhor do que nós mesmos e sabe de tudo o que estamos passando, e de tudo o que precisamos. Esse Ser é um Deus de amor, embora muitas vezes não compreendamos todos os Seus pensamentos agora, mas tenho certeza de que no momento certo, tudo será compreendido.

Tudo é uma questão de ponto de vista

Muita gente se revolta, nos momentos difíceis da vida, ou quando veem tragédias por todo o mundo, inclusive o sofrimento ou morte, principalmente de crianças inocentes em guerras ou terremotos. O Apóstolo Paulo nos traz muita luz quando diz que ” Se é só para esta vida que temos colocado a nossa esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de lástima.”. (I Cor.15:19). Ou seja: esta vida que estamos vivendo agora não é o começo e nem o fim de nada. A vida continua depois da morte, e certamente ninguém será privado de nenhuma bênção a que tenha direito. E as crianças que morrem, em especial, têm a promessa divina de que terão garantidas imensas bênçãos.

Filosoficamente falando, um poeta comparou isso tudo à metamorfose da borboleta, quando disse que “O que a lagarta chama de morte, o Mestre chama de borboleta”.

Advertisement

Finalizando o Salmo 23

o Rei Davi, que é considerado o autor do Salmo, diz: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”

Outros Salmos

O Salmo 23 é apenas um dos muitos Salmos de Davi que podem muito nos fortalecer em nossas atribulações. Alguns outros Salmos muito confortadores são os Salmos 46, 91, 125 e muitos outros.

Religiosos ou não, que possamos ler sempre essas poderosas palavras que tanto alento podem nos trazer.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!