7 passos para ser um bom marido

Importante planejar um casamento feliz de forma prática, afinal a vontade precisa estar aliada com a ação.

Suely Buriasco

Claro que todo homem que se propõe a assumir seu amor através do casamento, deseja ser um bom marido e construir uma relação feliz. Entretanto, o que se observa é que, com o passar do tempo, muitos deixam de ter essa prioridade por puro comodismo.

Se você acabou de se casar e não quer perder o foco de ser feliz com a sua amada, observe os passos abaixo:

1- Comprometa-se genuinamente

Ao trocar alianças, esteja ciente de sua escolha e mantenha-se íntegro a ela. Comprometer-se é assumir um compromisso com si mesmo e estar nele de forma íntegra, genuinamente. O comprometimento no casamento é acima de tudo moral e representa a sua alegria em ser leal a sua própria escolha de amar e devotar-se à sua esposa.

2- Procure ser compreensivo

Desenvolva a arte de sentir o que a sua esposa sente; a empatia é uma bússola poderosa na busca da harmonia das relações. Não banalize, muito menos ignore os sentimentos dela; por mais que você não concorde é preciso considerar sempre as razões dela.

3- Cresça com as diferenças

O casamento constitui aprendizado contínuo quando os cônjuges estão dispostos a evoluir juntos. Por isso é importante que as diferenças de personalidade de cada um não sejam relegadas a “defeitos” e que promovam a reflexão e o entendimento. Ao respeitar a maneira de ser de cada um, lidando com as diferenças de forma pacífica, ambos crescem como pessoa e a união se fortalece.

Advertisement

4- Priorize o diálogo

Jamais permita-se acomodar na busca de um bom entendimento com sua esposa; construa as bases de seu relacionamento no diálogo franco e contínuo. Aprenda a ouvir a sua esposa com a atenção que ela merece, não tire conclusões sem escutar genuinamente o que ela tem a dizer. Mas não se cale, não oprima as próprias opiniões; fale de suas razões com clareza e afetividade. Diante de discussões, sele acordos através de uma boa e amigável conversa. Não se esqueça de exigir mais de si mesmo e menos do outro.

5- Cuidado com a rotina

A rotina é importante para manter o equilíbrio do relacionamento, mas em excesso provoca grande desgaste. Mude, transforme, faça e aja diferente ao menos de vez em quando. Surpreenda-a com pequenos mimos, não tenha hora para carinho; manifeste seu amor em momentos inéditos, mas não se esqueça também das datas que marcam o relacionamento de vocês.

6- Domine o egoísmo

O egoísmo é uma chaga que deteriora o relacionamento, podendo até mesmo ser fatal. Claro que seus sentimentos são muito importantes, mas se você não considerar igualmente os dela não poderão construir um relacionamento sadio. Agindo como ela gosta, você aumentará as possibilidades dela desejar fazer o mesmo para você.

7- Conjugue o verbo amar

Mais do que um sentimento, amar é uma ação que deve ser colocada em prática, ampliando o sentimento. Ame sua esposa mais a cada dia, dedicando-se a alegria desse sentimento, valorizando a presença dela e priorizando o bem estar de vocês dois. Faça amor com sua esposa em todos os aspectos e verá desenvolver a felicidade na vida de vocês.

Amar é um verbo de ação. É preciso praticá-lo! Portando, na vida que escolheu compartilhar com sua esposa: “Esteja vivo! Pulse! Pratique o amor!”.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.