Como conciliar estudo e trabalho?

Especialista explica a importância de conciliar estudo e trabalho, ele também ensina os métodos necessários para conciliar as duas coisas que são fundamentais para quem deseja uma qualidade de vida melhor.

Roberta Preto

De acordo com Victor Ribeiro, especialista em aprendizagem acelerada e criador do treinamento Estratégias de Aprovação, é possível conciliar trabalho e estudo, através do equilíbrio, porém, é preciso primeiramente reconhecer que cerca de 80% dos aprovados em bons concursos estudam e trabalham, lembrando que, estes não possuem tempo integral somente para os estudos.

Organizar horários, ter objetividade e assumir responsabilidades são essenciais para aqueles que desejam ser aprovados em concurso. Também é muito importante que o estudante aprenda a aprender e no máximo possível.

“A maioria dos candidatos não ousa atrasar 10 minutos para bater ponto no emprego do qual ele quer sair. Entretanto, consegue toda desculpa para não estudar para o emprego dos sonhos. São comprometidos com o que querem se livrar e relapsos com o que querem alcançar.” (Victor Ribeiro)

O estudante precisa compensar o tempo limitado na semana, através dos estudos nos fins de semana. Usar o tempo livre e de deslocamento para ouvir áudios de conteúdo ou da revisão de matérias irão auxiliar muito no aprendizado.

Victor Ribeiro responde a três perguntas que irão auxiliar aqueles que desejam conciliar estudo e trabalho. São elas:

Advertisement

Quais sacrifícios são requeridos daqueles que têm perspectiva de futuro?

Há anos muitas pessoas sacrificam-se em prol de uma qualidade de vida melhor, elas conciliaram o trabalho em tempo integral com a faculdade à noite. Os sacrifícios são os mesmos!

Organizem-se com os horários de lazer para poucos momentos na semana, pois é preciso otimizar e ser objetivo com o tempo. Busque o auxílio da família, combine com eles para que, ainda que o estudo seja em casa, o tempo esteja bloqueado.

Lembre-se sempre: A labuta do estudo é temporária, os benefícios serão eternos.

Por que é importante ter disciplina com trabalho e estudo?

O que irá garantir por todo o tempo de estudo o seu sustento e de sua família é o seu trabalho e, através dele, você irá adquirir bons materiais para estudar, pois graças ao seu trabalho você possui estrutura para o estudo. Entretanto, vale lembrar que sem estudo, esse trabalho temporário tornar-se-á permanente.

A disciplina em ambos é o que irá desenvolver em você as competências essenciais de um bom aprendiz, gerando em você um senso de rotina e um estado propício para a aprendizagem.

Advertisement

Qual conselho você deixaria para aqueles que sentem que está difícil seguir em frente com os estudos, devido ao trabalho?

É um desafio! O pior erro é demitir-se do trabalho nesta etapa de sua vida. Se você é “concurseiro” e está usando a desculpa mais comum de muitos: “Não consigo estudar nada, pois estou trabalhando”, você está enganando a si mesmo, pois a verdade é que você só irá ter mais tempo, apenas mais do que você já tem!

Quando um estudante é disciplinado com 2 ou 3 horas por dia, será disciplinado tendo 10 horas. Se você não consegue se organizar com poucas horas, mesmo que tire férias ou tenha tempo integral, dificilmente conseguirá produzir.

Use de sabedoria, aproveite seu tempo livre e aprenda a ser mais produtivo no trabalho! Geralmente, quanto mais produtivo você for, mais tempo livre terá durante o trabalho, para fazer pequenas sessões de estudo, revisão e planejamento.

Saiba que, mesmo que o estudo seja um grande desafio, é sempre recompensador.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.