Como organizar seu guarda-roupa nas mudanças de estação

Roupas de inverno e verão, para a prática de esportes e para ficar em casa, saias, vestidos, calças... Como organizar tudo isso em um único guarda-roupa? Conheça algumas dicas.

Renata Finholdt

As mulheres normalmente possuem em seus guarda-roupas uma coleção de peças para todas as ocasiões. Roupas para o inverno, casacos, roupas para o calor, vestidos, roupas de festas, roupas apropriadas para a prática de esporte e também aquelas mais simples para ficar em casa. São realmente muitas! Sem contar os acessórios!

A dúvida no entanto é, como organizar tudo isso em um único guarda-roupa?

Realmente não é uma tarefa muito fácil, exige um pouco de paciência e criatividade.

1º Começe separando as peças por estação. Aquelas que você usa apenas no inverno, outras peças que servem na meia-estação e por último aquelas que você usa somente quando faz calor.

2º Feita a separação você já pode começar a organizar suas peças. Há no mercado caixas organizadoras que ajudam muito neste trabalho. Você pode encontrá-las em vários tamanhos. Nelas é possível guardar por exemplo, alguns acessórios tais como meia-calça de inverno, cachecóis e lenços. Você pode também, se preferir, usar sua imaginação e confeccionar estas caixas com papelão forrado e um belo tecido. Organize uma caixa com os acessórios de inverno e outra para os acessórios de verão. Isso ajudará muito quando for guardar todas as coisas.

Advertisement

3º Com tudo organizado de acordo com o tipo de roupa, você já poderá pensar em colocar todas as coisas de volta no guarda-roupa (dica: aproveite neste momento para limpá-lo por dentro). De acordo com a estação atual você poderá começar a organização. Guarde nos lugares mais altos ou fundos as roupas de outras estações, pois estas certamente não serão usadas durante algum tempo. Deixe de forma intermediária as roupas de meia-estação, tais como casaquinhos e blusas de manga comprida, pois estas sim poderão ser necessárias. E na frente e de forma mais fácil as roupas da estação atual, para facilitar na hora de manuseá-las.

4º. O mesmo critério deve ser utilizado com as roupas que ficam penduradas em cabides. As da estação atual devem estar com acesso mais fácil. Por menor que seja seu espaço no guarda-roupa, procure manter juntas as peças de mesmo padrão, como por exemplo: os casacos, as camisas, os vestidos, saias e até as calças. Isso facilita muito no momento em que procurar alguma peça. Se você quiser, também pode organizar cada item por cores criando um degradê.

Deixe espaço para as caixas organizadoras, colocando de preferência as da estação atual na frente.

A cada mudança do clima – verão para o inverno ou inverno para o verão – você cria uma oportunidade de organizar seu guarda-roupa e aproveita também para retirar dele algumas peças que você já não tem usado em algumas estações e doá-las, ajudando assim pessoas e instituições que necessitam.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.