Como recuperar uma relação desgastada pelas brigas

Reflexões sobre a importância de resgatar a harmonia e o amor nas relações desgastadas pelas brigas e incompreensões.

67,544 views   |   244 shares
  • Conforme o artigo A arte de encerrar brigas: "Divergências entre cônjuges é normal, afinal são duas pessoas com ponto de vista diferentes e convivendo intimamente. Porém, quando essas divergências não são conversadas e acordadas transformam-se em disputas que não são nada saudáveis". Quando a relação já demonstra sinais de desgaste por conta de desentendimentos contínuos pode-se concluir que o casamento já está em zona de risco e, portanto, requer cuidados urgentes.

  • O processo emocional

  • Quando um casal vive uma crise parece entrar numa roda viva de brigas e discussões, muitas vezes infundadas. Isso porque está envolvido numa gama tão intensa de emoções em desequilíbrio que ambos os cônjuges não percebem nada de bom em estarem juntos. Eu costumo dizer que muitos casais que procuram a mediação de conflitos chegam envolvidos em uma grande nuvem escura e se debatem nessa escuridão sem encontrar paz. Assim que a nuvem se dissipa as ideias se fazem mais claras e os reais interesses aparecem. Isso porque as emoções negativas ofuscam a visão de possibilidades diferentes de agir e relacionar-se.

  • A iniciativa

  • Um dos maiores empecilhos que observo para a reestruturação de uma relação desgastada é que ambos os cônjuges desejam a mesma coisa: que parta do outro a iniciativa de mudar. Acredito que a iniciativa deve vir de quem tem maior condição de perceber o caos e, mais que isso, que tenha determinação e humildade para começar por si mesmo a transformação necessária. O fato é que indicar culpados não vai tirar o casal da crise e, de mais a mais, ninguém briga sozinho, portanto, os dois colaboraram para que essa situação se estabelecesse. Assim, um bom começo é olhar para as próprias atitudes, reconhecendo sua parte.

  • A recuperação

  • Muitos casais criam uma forma doentia de lidar com o casamento desgastado: mantêm-se juntos, mas não buscam satisfação. O ambiente do lar é impregnado pela revolta, irritabilidade e incompreensão, provocando sofrimento em toda a família. A solução sadia é a recuperação da relação através de um árduo trabalho que envolva os dois na busca de um casamento que os satisfaça. Para tanto estabelecer o diálogo é fundamental, tirando o foco das mágoas e colocando no entendimento.

  • Advertisement
  • A mudança

  • Segundo a matéria Como evitar brigas no casamento: "No casamento, o verbo chave é “ceder”, porém, ele tem que aparecer dos dois lados. Não basta apenas um dos cônjuges ceder às vontades do outro, ou a relação será uma tirania. Sendo assim, o que é muito importante para cada um deve ser aceito por ambas as partes a fim de vocês encontrarem um meio-termo". É por isso que a mudança só ocorre a partir de cada um e, consequentemente, da relação.

  • O poder do amor

  • É triste constatar que a grande maioria dos casamentos desgastados por brigas e incompreensão ainda guarda forte sentimento de afetividade e, por isso, o sofrimento é tão grande. Quando o casal desbloqueia a comunicação e deixa fluir naturalmente os sentimentos, o entendimento se faz e a relação é reestruturada. Ao permitir que a força do amor se reestabeleça, o casal encontra a harmonia e a alegria retorna ao lar.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Como recuperar uma relação desgastada pelas brigas

Reflexões sobre a importância de resgatar a harmonia e o amor nas relações desgastadas pelas brigas e incompreensões.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr