5 formas fáceis e eficazes para saber seus dias mais férteis no mês
Passo a passo, e método por método. Ao terminar de ler este artigo, você saberá exatamente o que fazer.
Mariel Reimann
Saber esta informação é muito útil para as mulheres, tanto se você estiver tentando engravidar ou tentando evitar a gravidez por um tempo. Vamos analisar os métodos diferentes, sua eficácia e vamos ajudá-la a decidir qual é o melhor para você.
Com alguns anos no mundo da medicina e alguns tratamentos para conseguir engravidar, tenho uma vasta experiência de como as mulheres se sentem quando querem engravidar e o milagre tarda a acontecer.
Uma das coisas que mais me ajudou a controlar minha ansiedade e a esperar que a natureza (ou a ciência, no meu caso) tomem seu curso, foi procurar informação confiável e conhecer o meu corpo. Assim que você terminar de ler este artigo, você estará preparada para começar a entender cada sinal do seu corpo.
Como saber quando você está nos seus dias mais férteis, de acordo com os especialistas?
1. Contando os dias (um dos métodos menos preciso de todos)
Normalmente, os períodos se repetem a cada 28 dias, sendo o primeiro, o dia no qual você nota um fluxo significativo de sangue e não só umas gotas ou o fluxo de coloração marrom. É muito importante entender isso, porque se você considerar como o primeiro dia do seu período o dia em que você começa a notar um pouquinho de sangue, mas não o fluxo real, você estará contando adiantado.
Em um ciclo “perfeito” de 28 dias, seus dias mais férteis estão entre os dias 10 e 15. Alegadamente, seu corpo irá liberar o óvulo maduro no dia 14 do seu ciclo, mas esta é a regra geral, à qual se aplicam muitas exceções: seu corpo pode ovular duas vezes em um mês, pode ovular muito mais cedo, ou pode ovular muito mais tarde ou, inclusive, não ovular.
2. Mudança no corrimento vaginal (um dos mais eficazes)
Um dos mais precisos, se você prestar atenção nas mudanças e começar a conhecer o seu corpo.
Como funciona?
O fluxo ou descarga vaginal vai mudando durante o ciclo, estimulado pela presença de seus hormônios que são os responsáveis na hora de conceber. Na primeira parte do seu ciclo (os primeiros 14 dias em um ciclo regular de 28 dias), seu corpo produz estrogênio. Este hormônio segue aumentando e quando atinge seu ponto mais alto seus ovários liberam um óvulo maduro para ser fertilizado.
Depois que o seu período ocorre e o sangramento desaparece, o fluxo tem uma aparência branca cremosa. Conforme o seu ciclo progride, este fluxo se torna mais líquido e mais transparente. Isso significa que está mais fértil que o anterior e está se preparando para uma terceira mudança (que será a mais fértil de todas). Pouco antes do estrogênio atingir seu pico, o fluxo será semelhante a uma substância transparente, viscosa (como uma clara de ovo), se você a colocar entre seus dedos, ela se estica por vários centímetros antes de romper-se. Este é o fluxo mais fértil, e é o que anuncia que o seu corpo está prestes a liberar o óvulo.
Após isso, se tiver ocorrido fecundação e implantação (a adesão do óvulo fecundado no útero), seu fluxo terá uma aparência cremosa, mas aquosa, e será em maior quantidade. Do contrário, se não tiver ocorrido fecundação, não irá notar quase nenhum fluxo, e se notar algo, será como uma pasta seca (este é o mais infértil).
3. Temperatura basal
De acordo com WebMD, a temperatura do seu corpo muda (aumentando) quando o óvulo está prestes a ser liberado.
WebMD recomenda medir sua temperatura com um termômetro debaixo da sua axila, toda manhã antes de sair da cama, e anote a temperatura em uma planilha diariamente para poder saber quando a temperatura se eleva. É recomendado fazer isto durante vários meses, para que você possa descobrir o momento no qual a ovulação irá ocorrer.
4. Usando testes para detectar a ovulação
Você pode comprá-los em qualquer farmácia ou supermercado grande, e são um dos métodos mais precisos, mas também mais caros. Eles funcionam através de análise, medindo a quantidade de hormônio luteinizante (LH); esta quantia aumenta entre 24 e 36 horas antes da ovulação ocorrer.
Geralmente, os kits com estes testes vêm com vários para que você possa fazer o teste com a primeira urina da manhã começando vários dias antes de quando você pensa que vai ovular, para poder ter certeza de que você não irá perder o momento da ovulação.
5. Dor em um dos ovários
Essa pequena dor que você sente alguns meses perto da metade do ciclo, está indicando que a ovulação já ocorreu. Se você esperar até esse momento para ter intimidade com seu marido, o mais provável é que você não engravide, porque sua “janela fértil” já se fechou.
IMPORTANTE
Os especialistas recomendam ter intimidade pelo menos a cada dois dias, especialmente nos dias que antecedem a ovulação. Seu “período mais fértil” é justo antes de ovular, e não no dia em que a ovulação ocorreu ou o dia seguinte. Embora você possa engravidar se tiver intimidade no dia em que ovulou, suas possibilidades aumentam se o fizer antes. Lembre-se que o esperma do homem pode viver até 5 dias dentro do seu corpo.
_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 5 formas fáciles y EFECTIVAS de saber tu días MÁS fértiles en el mes