Os 7 tipos de casamentos disfuncionais

É incrível como você pode começar a sentir-se "normal" se permanece por muito tempo em um casamento assim.

5,189 views   |   32 shares
  • Este artigo foi publicado originalmente no Blog de Dave Willis - Patheos. Foi publicado aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Stael Ferreira Pedrosa.

  • Minha esposa, Ashley, e eu interagimos com casais de todo o mundo. Muitos desses casais são saudáveis e felizes, mas muitos outros permanecem presos em um estado perpétuo de disfunção. Alguns deles têm vivido assim por tanto tempo que sequer percebem que algo está errado. É incrível, mas você pode começar a sentir-se "normal" se permanece por muito tempo em um casamento assim.

  • Eu não sou um psicólogo, então estou hesitante em dar qualquer opinião que pareça um diagnóstico, mas ao longo dos anos, eu vi alguns padrões claros no comportamento conjugal, e acredito que estas "disfunções" abaixo representam alguns dos erros mais comuns nos casamentos. Se você encontra-se preso em qualquer um (ou em todos) estes padrões, você não tem que permanecer assim! Tome medidas imediatas para substituir a disfunção pela saúde matrimonial.

  • Esta não é uma lista abrangente, mas aqui estão sete dos tipos mais comuns de casamento disfuncional:

  • 1. Os pontuadores

  • Estes são os casamentos onde um ou ambos os cônjuges está sempre "somando os pontos" do comportamento do outro cônjuge e, em seguida, usando essa informação para manipular ou controlar aspectos do casamento. O perdão nunca é realmente buscado ou verdadeiramente dado. Os marcadores estão sempre alerta, porque veem o casamento como um concurso a ser ganho - contra o seu cônjuge em vez de algo a ser conquistado em parceria.

  • 2. Os fantasiadores

  • Esses casais quase desistiram de buscar uma intimidade apaixonada um com o outro, então eles muitas vezes escapam para a fantasia através de romances ou pornografia. Quanto mais fundo buscam a fantasia, mais insensíveis se tornam para o amor real e mais insatisfeitos com seu cônjuge, sua vida sexual e seu casamento.

  • 3. Os "terceirizadores"

  • Esses casais disfuncionais "terceirizam" os aspectos mais sagrados do casamento (apoio emocional, amizade, aceitação, companheirismo e às vezes até mesmo sexo) para outras pessoas ou atividades. Eles também podem prejudicar suas carreiras ou desistir de seus passatempos se encontrarem realização nessas áreas. Eles dão o melhor de si para outras pessoas ou atividades à custa de seu casamento.

  • Advertisement
  • 4. Os acusadores

  • Estes são os casamentos em que um ou ambos os cônjuges sempre culpam o outro por todos os problemas da relação. Estes casais tendem a ter discussões regulares (muitas vezes calorosas), sem soluções reais. Mesmo quando eles não estão discutindo, sua comunicação ainda contém uma grande dose de sarcasmo e é irritante. Eles vivem em frustração perpétua um com o outro.

  • 5. Os individualistas

  • Estes são os casais que nunca parecem compreender plenamente a parceria necessária para um casamento saudável. Eles vivem como duas pessoas separadas com esperanças separadas, sonhos separados, dinheiro separado (muitas vezes contas bancárias separadas), passatempos separados, amigos separados e, eventualmente, vidas separadas completamente.

  • 6. Os enganadores

  • Estes casais não têm confiança um no outro, e sua falta de confiança é perpetuada por manter segredos e ocultar detalhes (ou esconder dinheiro, conversas, etc.) um do outro. Sem confiança e transparência no casamento, os casais vivem em um estado de harmonia artificial e nunca experimentam a verdadeira intimidade, porque o sigilo é um inimigo da intimidade.

  • 7. Os desistentes

  • Estes casais jogam com a palavra "divórcio" em quase todos os desacordos até que finalmente vão em frente e desistem do casamento. Eles veem as dificuldades no casamento como uma desculpa para sair em vez de uma oportunidade de trabalhar juntos e se fortalecerem. Eles muitas vezes se casam novamente com outra pessoa e, em seguida, repetem os mesmos ciclos de disfunção no novo relacionamento.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.

Website: http://strongermarriage.org/

Os 7 tipos de casamentos disfuncionais

É incrível como você pode começar a sentir-se "normal" se permanece por muito tempo em um casamento assim.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr