O que fazer para ter um 2017 melhor do que 2016

Apesar da crise no mundo e no nosso país, cada um de nós pode ter um 2017 melhor, se aprendermos a ser mais otimistas e a termos a atitude de pensamento correta.

Luiz Higino Polito

A vida nunca foi fácil para ninguém. Pergunte ao seu avô se a vida no tempo dele era fácil. Sempre existiram dificuldades de todo tipo no mundo.

O que faz com que certas pessoas sejam mais bem-sucedidas e mais felizes, é a atitudeque essas pessoas têm. Os maiores pensadores do mundo são unânimes em dizer que não são as coisas ruins da vida, mas sim como nós a vemos e as assimilamos em nossa mente, que fazem com que nós sejamos mais bem-sucedidos e mais felizes.

Vejam o que disse um dos escritores que mais vendeu livros no mundo, livros que ajudaram milhões de pessoas. Estou me referindo a Norman Vincent Peale. Ele disse o seguinte, em seu livro “O poder do otimismo”:

“A pessoa forte…possui (uma) mente que não se deixa obscurecer pelas névoas da tristeza.(…) (ela) têm noção perfeita dos obstáculos e dificuldades inerentes ao problema que se apresenta, mas a qualidade que (ela) possui, e que a torna diferente da pessoa derrotada, é sua capacidade de ver sempre uma fenda de luz na escuridão, por mais tenebrosa que (a escuridão) seja”.

Otimismo

Se conseguirmos manter, em 2017, uma atitude de otimismo, pensarmos positivamente e agirmos de acordo, certamente teremos um ano melhor do que o de 2016.

Advertisement

No Salmo 91, que devemos ler sempre, o salmista afirma que “tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras à sombra do Onipotente, dize ao Senhor: Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em que eu confio. É ele quem te livrará do laço do caçador, e da peste perniciosa.

“Ele te cobrirá com suas plumas, sob suas asas encontrarás refúgio. Sua fidelidade te será um escudo de proteção. Tu não temerás os terrores noturnos, nem a flecha que voa à luz do dia, nem a peste que se propaga nas trevas, nem o mal que grassa ao meio-dia.

“Caiam mil homens à tua esquerda e dez mil à tua direita, tu não serás atingido”(Salmos 91:1-7).

Mudanças são indispensáveis

Muitos de nós somos bombardeados desde pequenos com coisas negativas, que acabam por nos deixarem pessimistas. Ver muitos noticiários também não é muito saudável, porque isso pode nos deixar pessimistas. Em vez disso, melhor é lermos um bom livro ou vermos um bom filme: agindo assim, o nosso tempo será muito melhor utilizado e nossa mente será mais bem servida, e de quebra poderemos aprender mais algumas coisas.

Tudo o que aprendemos estudando, lendo ou vendo outros fazerem, um dia pode ser muito útil em nossa vida.

Advertisement

Todos os conhecimentos de eletrônica que eu aprendi num curso por correspondência, quando eu fiz quando estava com uns 16 anos, eu usei a vida inteira e ainda os uso.

Todos os conhecimentos de música e violão que aprendi com meus irmãos, na juventude, foram muito úteis quando me tornei profissional da área de música, e por mais de 20 anos, eu e minha esposa sustentamos nossa família tocando em casamentos, festas e aniversários.

A leitura de centenas de livros, desde os meus 14 anos, muito me facilitou quando eu decidi escrever artigos para blogs, sites e grupos na Internet.

Tudo o que a gente aprende, a gente usa algum dia!!! Pode ter certeza disso.

“Se a gente quer um resultado diferente”, disse alguém, “precisamos fazer alguma coisa diferente do que estamos fazendo agora”.

Advertisement

Outro disse que “nunca haverá ano novo, para quem continua repetindo os mesmos velhos erros”.

Pensamento positivo

Já foi cientificamente provado que nossos pensamentos modificam o que acontece em nossa vida. A nossa maneira de ver o mundo, se for positiva, vai atrair coisas boas. O contrário também é verdadeiro.

Por isso, pensemos coisas boas e sejamos otimistas e 2017, com certeza, será um ano bem melhor para nós do que foi 2016!

Bom 2017 para todos!

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!