10 tradições estranhas de Natal que você nunca ouviu falar

Sua família tem alguma tradição de Natal? Se vocês quiserem aderir a alguma tradição “fora do comum”, segue uma lista de sugestões de tradições diferentes que existem pelo mundo.

1,458 views   |   4 shares
  • Sua família tem alguma tradição de Natal? Há algumas tradições que são comuns a quase todas as pessoas, como a ceia, trocar presentes, montar a árvore de Natal, o Papai Noel, etc. Mas, se vocês quiserem aderir a alguma tradição "fora do comum", segue uma lista de sugestões de tradições diferentes que existem pelo mundo.

  • 1. Vassouras escondidas

  • Quer varrer a casa no Natal? Se você estiver na Noruega, desista! Os noruegueses escondem todas as vassouras em algum lugar bem seguro da casa. Eles fazem isso para que as bruxas e os espíritos não possam voar no céu, pois acreditam que estes "seres" saem na véspera do Natal em busca deste "meio de transporte". Bem, a tradição não para por aí: para garantir que não terão problemas, os homens dão um tiro para o céu, com o objetivo de afastar algum espírito maligno.

  • 2. Befana

  • Uma tradição italiana diz que, quando os três Reis Magos procuravam pelo bebê Jesus para presenteá-lo, tiveram dúvida sobre qual o caminho a tomar na viagem. Então, pediram ajuda a uma velhinha que, embora não soubesse o caminho, tratou os visitantes com cordialidade. Eles, como agradecimento pela hospitalidade, a convidaram a acompanhá-los na busca pelo menino, mas ela lhes disse que estava muito atarefada e não poderia ir. Mais tarde, arrependida, ela saiu em busca dos Reis Magos, sem conseguir reencontrá-los. A partir daí, ela vai em todas as casas, e oferece doces às crianças, esperando que um deles seja Jesus. A personagem, cujo nome é Befana, possui um xale negro e, como entra nas casas pela chaminé, está sempre coberta de fuligem.

  • 3. Zwarte Piet

  • Os holandeses comemoram o Zwarte Piet ("Pedro Preto"), um tipo de ajudante negro do Papai Noel. Os que participam da festa se pintam de preto, colocam uma peruca crespa e deixam os lábios vermelhos com batom. Há muita polêmica envolvida nesta festa, pois muitos a consideram racista.

  • 4. Bananeiras luminosas

  • Em Bangladesh, os moradores usam bananeiras para fazer a decoração da entrada das casas e também das igrejas. Depois de fazerem arcos com as folhas das bananeiras e com pedaços de bambu, eles untam tudo com óleo e então forram as paredes das casas com esse aparato. A impressão que fica é de que as casas estão iluminadas.

  • 5. Presentes multiplicados

  • Você achou difícil comprar os presentes de Natal? Pois saiba que as crianças da Letônia recebem não apenas um presente, mas 12, um a cada dia que antecede o Natal. Mais felizes ainda são as crianças da Islândia, que recebem 13 presentes nos dias que antecedem ao Natal! E tem que ser um presente diferente a cada dia, viu? Haja bolso!

  • Advertisement
  • 6. Lareira virtual

  • Quando alguém fala sobre o Natal nos Estados Unidos, o que lhe vem à mente? Times Square? Neve? Um lindo pinheiro natural decorado? Uma lareira acesa? Bem, as três primeiras coisas são difíceis de conseguir, mas a lareira acesa... ah, isso é fácil! A emissora de TV americana WPIX transmite, há 50 anos, a imagem de uma lareira queimando, 24 horas sem parar, no dia de Natal. Pena que os aparelhos de TV ainda não transmitam sensação térmica, não é mesmo?

  • 7. Pular ondas congelantes

  • Que os europeus são acostumados com o frio rigoroso que faz nesta época do ano naquela parte do planeta, todo mundo sabe. Mas alguns exageram! Com a temperatura a 5ºC, em média, tem gente na Inglaterra que participa de uma tradição natalina que exige muita coragem: eles pulam ondas no mar com águas congelantes, bem no dia do Natal. E, para não deixarem dúvidas do quanto são loucos, esse aventureiros usam apenas roupas de banho e um gorro igual ao do Papai Noel!

  • 8. Bode de Natal

  • Em uma cidade do norte da Suécia, desde 1966 é construído um bode de 13 metros de altura em uma praça. A tradição não é apenas a construção do tal bode, mas inclui a tentativa da população de incendiar e derrubar o bicho. Nem sempre eles conseguem, mas imaginou se essa tradição se espalha mundo afora?

  • 9. Patins

  • Em Caracas, na Venezuela, os moradores vão à igreja na véspera de Natal. Normal? Sim. Mas a tradição diferente está no modo como eles vão: de patins! Muitas ruas são fechadas para carros para dar mais segurança aos que aderem a esta tradição. E você, como vai à Igreja neste Natal?

  • 10. Inimigos íntimos

  • Foi Abraham Lincoln quem disse que "A melhor forma de destruir a seu inimigo é transformá-lo em seu amigo." Os franceses resolveram levar isso bem a sério no Natal e criaram uma tradição muito interessante e, é claro, recomendável a todos: é a reconciliação de Natal! Funciona assim: no dia 25 de dezembro a pessoa vai à casa de um inimigo e faz as pazes! E, para selar o fim da inimizade - e o (re)começo de sua amizade -, eles participam da ceia juntos. Legal, não é?

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Antonio Carlos Lima tem 44 anos. Designer gráfico, possui uma agência digital. Estuda Direito e ama estar com a família. Gosta de política e é atleticano mineiro "de nascença". No seu tempo livre, gosta de ouvir música, ler, escrever e estar com os amigos.

10 tradições estranhas de Natal que você nunca ouviu falar

Sua família tem alguma tradição de Natal? Se vocês quiserem aderir a alguma tradição “fora do comum”, segue uma lista de sugestões de tradições diferentes que existem pelo mundo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr