Você pode estar tendo um caso emocional sem nem perceber, isso também é traição

Melhor mesmo é "não tapar o sol com a peneira", isso pode evitar muito sofrimento.

Suely Buriasco

Você teima em repetir que é só amizade, mas está cada vez mais dependente desse contato. Trocam mensagens, sempre que podem se encontram para conversar e as afinidades parecem cada vez maiores. Tudo certo, desde que você não esteja misturando as coisas, afinal a diferença entre uma amizade e uma paquera é muito tênue.

Se você vive um relacionamento sério, mas a presença desse amigo ou amiga provoca grande interesse é melhor estar alerta. Veja o que dizem os especialistas nessa matéria sobre os sinais que indicam que você pode estar muito perto da infidelidade:

1. Você reclama de seu cônjuge

Não deveria ser assim, mas reclamar do cônjuge esporadicamente é comum. Mas quando você faz questão de exaltar os defeitos de seu parceiro para um amigo ou amiga em especial é bom estar atento com o seu objetivo, pode não ser apenas um desabafo.

2. Você pensa muito na outra pessoa

Segundo a psicóloga americana Marie Land é sinal de alerta se você, mesmo estando com seu cônjuge, pensa no outro e o que poderia estar fazendo com ele. A Dra. Marie afirma ainda que “infidelidade emocional é muito comum e conveniente”.

3. Você mente e esconde as coisas

A terapeuta conjugal Marni Feuerman propõe uma questão reveladora; pergunte a si mesmo: “Estaria tudo bem se meu marido ou esposa ouvissem uma conversa minha com meu amigo ou amiga?” A especialista adverte que se você precisa mentir ou omitir algo para o seu cônjuge é porque tem alguma coisa errada com essa amizade.

Advertisement

4. Você faz comparação entre seu parceiro e o(a) amigo(a)

Isso é sempre muito injusto! Claro que uma pessoa que você só conhece aparentemente pode ter muitos atrativos, afinal, você não convive intimamente com ela, não precisa resolver problemas diários e nem mesmo participar da rotina dela. Minha sábia avó sempre dizia: “Para conhecer bem alguém é preciso comer, pelo menos, um saco de feijão com ela”.

5. Você tem fantasias sexuais com a outra pessoa

Diane Spear, terapeuta americana, alerta para esse evidente sinal de que você está tendo mesmo um caso emocional. Pensar em outra pessoa enquanto faz sexo com seu parceiro significa o quanto o que liga vocês não é simples amizade.

6. Você prefere estar em qualquer lugar, menos em casa

Um verdadeiro lar é o lugar onde nos sentimos mais seguros e confortáveis. Mesmo que não exista outra pessoa é importante observar o nível de prazer que você sente na sua casa. Isso pode desvendar muita coisa sobre a saúde do seu relacionamento.

7. Você não gostaria que seu parceiro agisse como você

Esse é o teste final e decisivo, segundo Diane. E então você se incomodaria caso o seu cônjuge tivesse uma amizade como a sua? Se a resposta for sim, é evidente que você tem um caso emocional.

Preste atenção nos sinais acima e não se engane, envolvimento emocional também é traição e, portanto, porta aberta para muito sofrimento. Essa frase anônima tem grande significado: “Nunca troque aquilo que você mais quer na vida, por aquilo que mais quer no momento. Pois momentos passam e a vida continua”.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.