4 dicas para aumentar a energia ao longo do dia

Especialistas em desenvolvimento pessoal ensinam 4 dicas para aumentar a energia ao longo do dia e também esclarecem que o "cansaço" contínuo não pode ser considerado normal. Veja o porquê disso.

Roberta Preto

Os especialistas em desenvolvimento pessoal, Antonio Prates e Taty Nascimento, fundadores do canal Vida Com Método, dizem que ficar cansado não é normal! Segundo eles, muitos acreditam que o cansaço constante adquirido depois do trabalho é um sinal positivo, quando na verdade isso se resulta de hábitos ruins adquiridos, mas, que podem ser corrigidos.

“Existem maneiras simples de fazer o corpo ter mais energia para realizar as tarefas do dia a dia”, explica Antonio. “Ao conseguir essa melhora, é possível viver de forma mais leve e curtir os bons momentos com mais presença”, destaca Taty.

Leia as 4 dicas para aumentar a energia ao longo do dia, ensinada por Antonio e Taty, são elas:

1. Dormir bem

Quem nunca sofreu por causa de uma má noite de sono?

Segundo Antonio, o primeiro passo é ter uma boa noite de sono, porém, o que parece simples pode ser extremamente complicado para algumas pessoas.

Advertisement

Uma das coisas que mais atrapalham na hora de dormir está relacionado à alimentação, por isso é importante ter uma alimentação leve à noite, reduzir o consumo de estimulantes que contenham cafeína e alguns tipos de chá. Isso pode fazer toda a diferença na hora de dormir, a qualidade do sono melhora muito. Outro fator que atrapalha o sono e muitos desconhecem ou sequer se atentam a tal detalhe, está no travesseio e no colchão.

“É muito importante verificar se o lugar onde você dorme não está impedindo seu corpo de descansar.”

2. Alimentação boa e prazerosa

A alimentação é outro fator importante para que a energia ao longo do dia seja realmente plena. Alguns já devem ter ouvido pessoas que amam cozinhar dizerem que uma alimentação saborosa precisa ser bonita aos olhos. Para a especialista Taty isso é correto!

“A comida realmente precisa ser bem colorida, temperada e nutritiva, pois uma alimentação mais frugal, ou seja, com uma quantidade de alimentos menor, sem resultar na sensação de estar explodindo de tanto comer, pode aumentar muito a energia.”

Segundo Taty, muitos preocupam-se com determinando tipos de alimentos, quando na verdade o correto é atentar-se à alimentação num todo. Ela também alerta sobre o consumo excessivo de produtos com origem animal e industrializados.

Advertisement

3. Transformar emoções

Boas notícias nos causam euforia e as más provocam tristeza. Lidar com cada uma delas ao longo do dia é uma tarefa desafiadora.

Antonio explica que as emoções negativas são verdadeiros ladrões de energia. A boa notícia, segundo ele, é possível trabalhar para transformar essa vibe negativa em uma vibe mais construtiva. O sentimento de medo pode tornar-se apenas uma precaução, e assim você pode mudar a maneira de enxergar as coisas que lhe rodeiam.

“O sentimento de ciúme, transmutado em zelo, que é algo positivo; e o que é cobiça pode ser trabalhado para virar apenas uma ambição positiva.”

4. Respirar

Aprender a respirar é fundamental para a saúde e bem-estar físico. Taty ensina a importância da prática respiratória e que muitas pessoas não têm noção de sua capacidade respiratória que possuem em seus pulmões.

Há muitas técnicas que auxiliam a obter mais energia, porém, ela diz que o primeiro passo a ser utilizado está em respirar fundo e encher o corpo de ar, incluindo a respiração com o diafragma.

Advertisement

“É aquela que faz parecer que estamos enchendo o abdômen, mas deve encher também a região intercostal e a parte alta dos pulmões.”

Segundo Taty, quando se utiliza dessa prática, é possível permitir que o corpo adquira uma capacidade maior de absorver oxigênio e, consequentemente, energia.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.