Como lidar com uma nora que joga o filho contra a mãe

É importante que a sogra reflita sobre as situações conflitantes na relação com a nora para evitar novos confrontos e harmonizar a relação familiar.

24,252 views   |   162 shares
  • A dificuldade de relacionamento entre sogras e noras não é surpresa para ninguém. Desde que o mundo é mundo ouve-se falar nisso. O fato é que chegam a comparar as sogras com bruxas e muitas piadas são feitas sobre isso. Entretanto, olhando a situação com a seriedade necessária não é difícil concluir que se há conflito, existem, no mínimo, duas partes que o fomentam.

  • O relacionamento nora e sogra é, muitas vezes, baseado na disputa pelo amor do mesmo homem. O que corresponde a um grande contrassenso, afinal uma é a mãe e a outra a esposa. O pior é que no meio disso tudo está o homem, filho e esposo, que sem saber como agir e acaba se indispondo com as duas. Se você sente que isso está acontecendo com seu filho e que ele está triste ou ressentido com a situação, algo precisa ser feito.

  • Analisamos como a sogra deve agir em cinco situações propostas na matéria Sete atitudes da nora prejudiciais à relação com a sogra:__

  • 1. A nora tenta afastar o marido e os filhos do convívio da sogra

  • ". Essa é uma situação muito delicada, mas pense: se você não faz o mesmo, isso é se não tenta afastar seu filho dela, então a atitude de sua nora perde força porque seu filho vai perceber a diferença no proceder de vocês.

  • 2. Não dar ouvidos à opinião da sogra

  • ". Você sente que tudo o que fala é tido por sua nora como bobagem e nada ela acata? Muito bem, então pare de dar palpites. Contenha as suas opiniões e se achar de grande necessidade a sua intervenção fale em particular com o seu filho. Mas muito cuidado para não fazer disso uma crítica ou você recairá na primeira questão.

  • 3. Falta de respeito com a sogra

  • ". Claro que você não tem que aceitar tudo para manter a harmonia, até porque seria uma situação falsa. Falta de respeito é inadmissível e, se você se sente desrespeitada deve falar disso com a sua nora. Nesse caso é recomendável deixar seu filho fora da questão.

  • 4. Ela não está cuidando do meu filho e dos meus netos direito

  • ". Isso pode doer muito, mas você terá que respeitar a forma como funciona a família que seu filho formou. Se eles estão convivendo bem assim, não deve ser você a fazer objeções. Lembre-se que cuidar diferente nem sempre significa cuidar melhor ou pior e emancipe a nova família.

  • 5. Tratar a sogra como uma inimiga

  • Advertisement
  • ". Nesse caso o conflito já se instalou e você terá que fazer uma autoanálise para detectar o que você poderia ter feito diferente para que a situação não chegasse nisso. O caminho para reverter a relação pode ser sinuoso, mas certamente valerá a pena. Mude o tratamento com a sua nora e ela acabará percebendo que é mais sadio e inteligente mudar também.

  • O melhor a fazer é não entrar em posição de disputa com a sua nora, deixando sempre muito claro que os papeis de vocês são diferentes e igualmente importantes na vida do homem que vocês duas amam. Procure ser uma sogra compreensiva e amorosa, entenda a atitude da sua nora como imatura e aja de forma que ela perceba que não existe ressonância nesse proceder. Seja o elemento pacificador da relação e a harmonia se fará naturalmente.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Como lidar com uma nora que joga o filho contra a mãe

É importante que a sogra reflita sobre as situações conflitantes na relação com a nora para evitar novos confrontos e harmonizar a relação familiar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr