3 conselhos baseados em estudos para fazer seu casamento dar certo

Você quer um casamento feliz e duradouro? Então, siga estas 3 dicas importantíssimas!

2,983 views   |   24 shares
  • O Dr. John Gottman já liderou muitos estudos para descobrir por que alguns relacionamentos sobrevivem e outros não. Ele tem estudado casais por 40 anos e chegou a algumas conclusões com a previsão de divórcio de 94%.

  • Os estudos dele começaram em 1972, e envolvem 3.000 casais em 12 estudos diferentes. Sete desses estudos foram de previsão, onde ele identificou comportamentos que determinam os "Mestres" e os "Desastres" de um relacionamento. Quando ele se juntou com a esposa Dr. Julie Schwartz em estudos, eles desenvolveram o Método Gottman, que previne a quebra no relacionamento.

  • Para se prevenir a quebra no relacionamento, o Dr. Gottman descobriu que os parceiros devem tratar um ao outro como um bom amigo e devem lidar com os conflitos de forma positiva. Cada casal deve tomar cuidado com a maneira com que interagem um com o outro quando não estão brigando, no dia a dia, como eles reagem a dificuldades que às vezes não são relacionadas ao casamento em si, para ver como cada um lida com pressão.

  • Baseado em todos os estudos e descobertas, o Instituto Gottman publicou os 3 melhores conselhos para se ter um casamento feliz:

  • 1. Mostre interesse

  • Se interesse pelo que está acontecendo na vida do seu companheiro, mostre que você se importa com o mundo dele. Faça perguntas cotidianas para conhecê-lo melhor e se aproximar mais dele. Isso cria uma conexão entre o casal, e essa falta de conexão pode ser fatal mais para frente no relacionamento. Os Mestres respondem ao pedido de se conectar com seus parceiros em 86% das vezes, já os Desastres respondem apenas 33% das vezes. Esse interesse cotidiano faz com que você entre na vida do seu parceiro e entenda sua mente e sentimentos.

  • 2. Seja gentil nos conflitos

  • Evite culpar e criticar excessivamente. Esse tipo de comportamento não é saudável em nenhum ambiente, principalmente no casamento. Tente expressar suas frustrações com carinho e consideração. O Dr. Gottman explica que ao invés de falar "Você não ajuda em nada aqui em casa", você pode falar, "Eu ficaria muito grata se você ajudasse na limpeza da casa." Evite começar as frases com "Você nunca..." ou "Você sempre...", essas frases sempre são em formato de ataque e crítica e é bastante difícil para alguém aceitar esse tipo de acusação.

  • Advertisement
  • Os Mestres se mostram positivos ao lidar com conflitos, mostram respeito, humor, interesse, positividade e aceitação. Eles levam em consideração os sentimentos dos seus parceiros. Já os Desastres ficam na defensiva, se fecham ou agem com superioridade.

  • 3. Conserte interações negativas

  • Reconheça seus erros, seja humilde mesmo se achar que você não está errado. Todos os casais têm de admitir que na grande maioria dos conflitos os dois acabam cometendo algum erro, por isso o Dr. Gottman aconselha aos casais admitirem que estão errados e tentarem consertar qualquer interação negativa.

  • O que os casais devem entender é que haverá conflitos. Brigas e discussões fazem parte do casamento porque todos cometemos erros. O grande erro no relacionamento não é ter brigas, mas sim não saber lidar corretamente com elas, e pior, não resolvê-las. "Os conflitos nos dão a oportunidade de aprender como amar um ao outro melhor com o tempo", disse o Dr. Gottman. A habilidade que um casal tem de reparar os conflitos está diretamente relacionada à amizade que eles nutrem.

  • Aplique estes 3 pontos chaves na sua convivência em casal e veja como a interação e união entre vocês dois irá mudar.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Rachel De Castro é esposa, escritora e gerente do Familia.com.br, com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas. Para contatá-la, visite seu website.

Website: http://instagram.com/racheldecastro

3 conselhos baseados em estudos para fazer seu casamento dar certo

Você quer um casamento feliz e duradouro? Então, siga estas 3 dicas importantíssimas!
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr