Mães, parem de mentir sobre a sua casa bagunçada

Vamos deixar bem claro, com três meninos de 5 anos para baixo, minha casa não se parece com essas vistas em revista. Nem a sua, e está tudo certo.

Heather Hale

Tenho uma relação de amor e ódio com os amigos que aparecem sem avisar. Como mãe de três meninos, eu adoro ter conversas de adulto. Mais precisamente, adoro ter qualquer conversa que não gire em torno de “necessidades fisiológicas”. No entanto, eu vivo em constante medo de que alguém ande dentro da minha casa, meça a montanha de pratos sujos, examine os cestos de roupas desdobradas, encontre meu filhinho seminu e nunca mais volte a falar comigo.

Mas, por favor! Eu não sou a única que tem crianças pequenas. É impossível que eu seja a única vivendo assim. Bem, pelo visto não sou.

Quando Elizabeth Broadbent compartilhou seu artigo “O Que Parece Normal” (tradução livre) em scarymommy.com, ele rapidamente acumulou mais de 334.000 ações no Facebook. As mulheres ficaram felizes por alguém finalmente ter dito a verdade sobre como realmente é a vida cotidiana com os pequenos. Com toda a reação positiva, uma questão fica no ar, por que razão nossa sujeira é um segredinho tão sujo? Aqui estão alguns equívocos que precisamos discutir.

1. Ter uma casa bagunçada não significa que você seja desorganizada

Sou uma pessoa muito organizada, mas meu filho de dois anos consegue provocar um caos num instante. Se você tem mais de um filho é quase impossível ter tudo sob controle o dia inteiro. A maioria de nós arruma o que pode durante os cochilos, depois de irem para a cama, e sobrevive o resto do dia da melhor forma possível. Se você aparecer para uma visita às dez da manhã, você terá aquilo que tiver.

2. O Pinterest não é a realidade

As mídias sociais são suficientes para tornar paranoica até mesmo a melhor mãe. Obrigada, Pinterest! As casas são realmente como as que vemos em blogs de design? Não sem uma empregada saudável na folha de pagamento. Qualquer pessoa pode fazer uma casa parecer um cenário fabuloso tempo suficiente para tirar fotos, mas a realidade provavelmente parece um pouco diferente daquele Pin. O Pinterest não é a realidade.

Advertisement

3. A Mulher Maravilha não existe

Passei muitos anos me perguntando se alguma mãe lendária lá fora realmente tinha tudo ao mesmo tempo – casa limpa, refeições gourmet, crianças bem cuidadas. Esta não é a série de TV Desperate Housewives, não vivemos na Alameda Wisteria, e não há coisa como Mulher Maravilha. Mesmo que uma mãe mantenha a casa impecável, pode estar certa de que ela tem outros problemas com os quais tem que lidar. Todas nós viemos com nosso estigma de loucura pessoal.

4. Dias ruins acontecem com as melhores de nós

Posso passar semanas me sentindo espetacular em relação às minhas habilidades domésticas. Então, para eu não ficar muito convencida, o carma vai me acertar em cheio com uma gripe, ou uma reforma, ou o Natal e tudo vem abaixo. Todas nós passamos por altos e baixos em nosso trabalho doméstico, então, supere os baixos até que a vida fique calma. Mais calma. Tão calma quanto ela sempre fica com as crianças.

5. Você é mais do que sua casa

Acima de tudo, se eu pudesse transmitir apenas uma mensagem ao mundo, gostaria que cada mulher soubesse que ela vale infinitamente mais do que suas pilhas de roupa cuidadosamente dobradas. Se você mantém a casa impecável, legal. Se prefere usar o chão como prateleira, legal. Enquanto as crianças estiverem felizes, saudáveis e alimentadas, você está fazendo o seu trabalho.

Podemos concordar que não importa a casa de quem está mais limpa? Esta não é uma competição, não há troféus e, se estamos sendo honestas, estou cansada demais para competir. Não vou julgar a sua bagunça se você não julgar a minha. Na verdade, por que você não aparece sem avisar? Salte sobre os carrinhos, vire à esquerda nas pilhas de roupas, ignore a barraca feita com o cobertor sobre a minha mesa de jantar, e nós vamos direto para o quintal para uma limonada e um papo de mulher. É só não mencionar quaisquer necessidades fisiológicas e está tudo certo.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Moms, stop lying about your messy house.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Heather Hale

Heather Hale é a quarta geração de sua família em Montana e mãe de três meninos doidos. Ela escreve com seu marido, Darreck Hale, sobre paternidade e casamento no thesecretlifeofparents.com.