3 maneiras simples de evitar a infelicidade no casamento

Essas três dicas simples trarão resultados surpreendentes ao seu casamento! Experimente!

Lynn Scoresby

As pessoas infelizes no casamento, por vezes, olham para outros casais felizes e se perguntam se eles possuem algum segredo que lhes permite manter o amor vivo em seu relacionamento. Pode parecer que esses casais sejam apenas naturalmente abençoados com compatibilidade, enquanto vocês não são. No entanto, os casais que encontram alegria e satisfação em seu relacionamento não são diferentes de outros casais; eles simplesmente aprenderam a colocar o outro em primeiro lugar e trabalhar muito, arduamente, para fazer o seu relacionamento funcionar.

Um dos maiores colaboradores para a infelicidade conjugal é a crítica. É fácil encontrar falha no cônjuge. Viver com outra pessoa, naturalmente, cria conflito. No entanto, aprender a superar a tendência de criticar seu cônjuge é um dos principais ingredientes em um casamento feliz. As sugestões a seguir o ajudarão a evitar que a crítica tome conta de seu relacionamento conjugal:

1. Não se concentre no negativo

Os casais mais felizes tendem a focar no que eles gostam um do outro e não no que eles não gostam. Sempre que o seu cônjuge fizer algo que incomoda você, em vez de se enfurecer, pare e liste algumas das coisas que ele faz que o deixa feliz. Por exemplo, você pode detestar a maneira como ela deixa a maquiagem espalhada pela bancada do banheiro, mas tente se lembrar da maneira amorosa com que ela o cumprimenta sempre que você chega em casa.

2. Não deixe sua raiva se tornar desproporcional à ofensa

Aprenda a relevar. Alguns cônjuges fazem um registro mental de cada ofensa e mantêm todas armazenadas em sua mente, adicionando, continuamente, marcas negras ao “registro” de seu cônjuge. Isso só serve para aumentar o ressentimento e a infelicidade. À medida que cada pequena transgressão é somada à outra, torna-se mais e mais fácil deixar essas pequenas coisas incomodá-lo de grande maneira. Se você acha que está ficando com raiva de coisas que não deveriam ter importância – como o seu cônjuge esquecer de colocar de volta a tampa da pasta de dente – verifique se não está “mantendo o registro”. Se este for o caso, tente empregar um pouco dessa energia em manter uma perspectiva positiva e em lembrar das coisas que ama em seu cônjuge.

3. Não trate seu cônjuge pior do que você trataria um estranho

Reserve algum tempo – como um dia, vários dias ou uma semana – para prestar muita atenção às palavras e ações que direcionar a seu cônjuge. Tente se imaginar fazendo ou dizendo as mesmas coisas a um estranho, ou mesmo a um conhecido. Você ficaria envergonhado em dizê-las a alguém que não fosse seu cônjuge, por que soam rudes ou cruéis? Se a resposta for sim, então você não deveria tratar seu cônjuge dessa maneira. Às vezes, maridos e mulheres tornam-se complacentes e deixam de valorizar um ao outro. Na verdade, seu parceiro deve receber o melhor de você, não o pior. Lembre-se de dizer coisas como “obrigado” e “estou orgulhoso de você.” Seja o maior fã de seu marido ou mulher e não tenha medo dizer isso a ele ou ela. É bem provável que seu cônjuge comece a fazer o mesmo por você.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 3 simple ways to avoid unhappiness in marriage.

Toma un momento para compartir ...

Lynn Scoresby

Dr. A é um terapeuta familiar há mais de 35 anos e já publicou mais de 20 livros/programas de treinamento.