Chega ao Brasil novo medicamento contra o câncer de pulmão: conheça os sinais escondidos da doença

Medicamento promete bloquear a multiplicação de células cancerígenas.

Rachel D.C.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2016 28.220 novos casos de câncer de pulmão surgiram no Brasil, sendo 17.330 homens e 10.890 mulheres. A doença é uma das principais causas de morte por câncer no país. O câncer de pulmão é muito perigoso por ser silencioso, os sinais podem aparecer apenas quando a doença já está em um estado mais avançado.

A Veja informou que um novo medicamento que combate o câncer de pulmão chegou ao Brasil. O afatinibe é indicado para tratamento em casos de “câncer de pulmão avançado e/ou metastático (quando a célula do câncer está na corrente sanguínea)”.

O medicamento

O medicamento é recomendado para os pacientes que sofreram com uma mutação e que não foram tratados anteriormente com outros tipos de tratamento, como a quimioterapia antes da metástase.

O afatinibe é capaz de impedir que as células cancerígenas continuem se multiplicando. “É uma terapia alvo, dirigida à alteração molecular responsável por este tipo de câncer de pulmão. Ou seja, a molécula nunca mais se desliga do receptor que sofre com a mutação, bloqueando assim sua multiplicação”, explica Carlos Barrios, oncologista, pesquisador e Diretor do Grupo Latino Americano de Investigação Clínica em Oncologia (LACOG).

Esse medicamento dá esperança a muitos pacientes que estão lutando contra essa doença. Quando se trata de câncer de pulmão o diagnóstico precoce pode salvar vidas.

Advertisement

Principais sintomas

De acordo com o Cancer Center, estes são alguns sintomas escondidos do câncer de pulmão:

  1. Tosse: tosse constante e que com o tempo se torna dolorosa e mais intensa.

  2. Tosse com sangue: tosse com sangue, avermelhada ou com tons marrons.

  3. Dificuldade em respirar: Falta de ar e respiração pesada.

  4. Perda de apetite: Alterações no apetite, o que pode levar à perda de peso sem ser planejado.

    Advertisement
  5. Fadiga: Se sentir fraco ou extremamente cansado.

  6. Infecções recorrentes: infecções como bronquite ou pneumonia podem ser um dos sinais de câncer de pulmão.

É importante saber que talvez não haja nenhum sintoma, alguns sintomas apenas aparecem quando a doença está mais avançada. O paciente experiencia esses outros sintomas porque a doença já está afetando outras partes do corpo. Esses são os sintomas mais comuns:

  1. Dor nos ossos.

  2. Inchaço no rosto, braços e pescoço.

    Advertisement
  3. Dor de cabeça, tonturas ou membros que se tornam fracos.

  4. Icterícia.

  5. Nódulos no pescoço ou na região óssea do colo.

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.