Guarda-vidas salva menino de 8 anos que foi arrastado por estranho para o mar

Em apenas um minuto de distração a família não percebeu a ausência do filho.

Rachel D.C.

Nas férias de verão muitas famílias optam por passar o seu tempo livre na praia. Então as praias em grande parte no Brasil ficam lotadas essa época do ano, por isso é importante estar sempre de olho e tomar cuidado com as crianças que ficam brincando na areia e no mar, perto ou longe da família.

A abordagem foi sorrateira

Felizmente, a guarda-vidas Roberta Alessandra Oliveira Costa, de 37 anos, evitou que o pior acontecesse. O menino de 8 anos estava na praia da Aparecida, em Santos, com seu pai, mãe e irmão mais velho. Em um curto momento de distração da família, o menino foi arrastado para o mar por um desconhecido.

Evandro Luiz de Campos Santana, de 29 anos, pegou o menino que estava na beira da água e o arrastou para dentro do mar sem que a família percebesse. Ele abraçou o menino de 8 anos como se fossem conhecidos. A praia estava cheia e isso ajudou com que o ato de Evandro passasse por despercebido.

“Já tinha visto a criança com os pais e o irmão em um guarda-sol atrás do cadeirão. O homem que abraçou a criança e a levou para o mar estava malvestido e não era da família. Por isso, achei tudo muito estranho e entrei na água”, conta a guarda-vidas Roberta Alessandra Oliveira Costa ao jornal A Tribuna.

A intervenção da guarda-vidas

A abordagem foi rápida e sorrateira, mas Roberta foi rápida em perceber que havia algo de errado após ver o acusado colocar o menino no colo e mergulhar com ele. “Logo me aproximei e tentei resgatar o menino, mas o homem o puxou para si. Neste momento, perguntei para a criança se ela o conhecia e a resposta foi não. Em uma segunda tentativa, consegui libertá-la e a levei para o raso”, disse Roberta.

Advertisement

Após ser libertado o menino voltou para sua família e a guarda-vidas explicou o que tinha acontecido para a família. Evandro tentou fugir, mas não conseguiu porque a Roberta e o pai da criança o impediram.

O menino não sofreu lesões físicas

O menino não sofreu lesões físicas com exceção do susto. A vítima ficou detida na praia até os policiais chegarem.

O pai contou que enquanto conversava com o outro filho, em apenas um minuto de distração seu filho mais novo foi levado sem que ele percebesse.

O acusado foi autuado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) por sequestro de menor de idade. Ele estará sujeito a pena de dois a cinco anos de reclusão. Evandro já tem passagens por homicídio e furto.

Cuidado

Esse ocorrido nos deixa a lição de que mesmo em época de festa e férias os pais e todos que estão por perto devem ficar de olho nas crianças. O menino não estava se afogando, a guarda-vidas fez mais do que o trabalho dela, ela percebeu que o menino estava correndo perigo e foi socorrer. Todos devem fazer esse papel de herói quando se depararem com alguém precisando de socorro, seja alguém da família ou não.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.